Curso II

Ministrantes: Rosane Minghim

Resumo: A análise de dados complexos ou em larga escala demanda lançar mão de muitos recursos computacionais. O processo para transformar uma coleção de atributos em informação útil para o analista passa por uma série de etapas, e as decisões em cada uma delas podem afetar profundamente a aplicação dos resultados da análise. O campo da visualização de dados exerce papéis fundamentais neste processo, apoiando todas as suas etapas, incluindo análise de atributos, estudo de padrões, criação de modelos, avaliação de modelos e explicação do processo e dos resultados para o usuário final. Esse curso vai revisar as técnicas de visualização envolvidas em cada uma das etapas da análise de dados complexos e ilustrar seu uso com estudos de casos envolvendo dados biológicos e paisagens acústicas.

Conteúdo:

Categorias, Técnicas e Ferramentas de Visualização

Análise Visual de Atributos

Visualização em Análise Exploratória

Visualizando a Qualidade dos Seus Dados e do seu Modelo

O papel dos Infográficos.

Estudos de caso: Registros Médicos, Redes Sociais, Biologia de Sistemas, Monitoramento Ambiental, Covid-19.

Referências:

Grinstein, G.; Ward, M; Keim, D. – Interactive Data visualization: foundations, Techniques and Applications, 2nd edition, 2015.

Tela, A. C. – Data Visualizatin – Principles and Practice, 2nd edition, 2015.

Munzner, T. – Visualization Analysis and Design, 2014.

Mini CV:

Rosane Minghim foi docente por 33 anos e é atual colaboradora do ICMC-USP. Atua como docente na School of Computer Science and Information Technology, University College Cork, Irlanda. Com Graduação na USP, mestrado na UNICAMP e doutorado na University of East Anglia, Inglaterra, foi pesquisadora visitante na University of Massachusetts Lowell – USA (2001-2002) e na Dalhousie University – Halifax (Canada) (2015), onde ainda tem laços de pesquisa. Interage com pesquisadores em várias instituições no Brasil, na Europa e na América do Norte. Tem projetos e trabalhos concluídos e em andamento financiados pelas principais agências de fomento no Brasil e no exterior, com resultados publicados em jornais e eventos das áreas de visualização, bioinformática, computação gráfica, etc. Atua em Ciência de Dados com foco no papel do analista no processo de análise de dados, em visualização de dados e em aplicações.