ACIEPE “Engenheiros e Cientistas do Futuro” – Oficinas oferecidas em 2020, pelo DEMa- UFSCar.

Atividades Curriculares de Integração Ensino, Pesquisa e Extensão (ACIEPE) – “Engenheiros e Cientistas do Futuro”

A ACIEPE “Engenheiros e Cientistas do Futuro“, é uma disciplina que vem sendo oferecida semestralmente no Departamento de Engenharia de Materiais – DEMa/UFSCar, sob coordenação do Prof. Dr. Marcello R. B. Andreeta desde 2013. Esta disciplina, integrada a uma pesquisa-ação, visa levar para as escolas públicas do ensino fundamental, a estrutura do “pensamento científico”, conhecido também como “método científico”.

Veja, no link abaixo, as disciplinas a serem oferecidas em 2020:

A disciplina, a qual é integrada a uma pesquisa-ação, tem como objetivo verificar a hipótese de que é possível o ensino da estrutura do pensamento científico e difusão de conhecimentos básicos de ciência e engenharia de materiais para crianças do ensino fundamental (ciclo I – quartos e quintos anos).

Para comprovação desta hipótese, alunos de graduação dos mais diversos cursos da Universidade Federal de São Carlos, (Engenharia de Materiais, Engenharia Civil, Ciência da Computação, Química, Engenharia Física, Estatística, entre outros), são preparados para apresentarem ‘problemas’ a serem resolvidos pelos alunos das escolas públicas, usando como motivação as propriedades dos materiais cerâmicos.

A preparação dos alunos de graduação da UFSCar consiste na capacitação destes na área de Engenharia de Materiais, em aspectos básicos sobre as propriedades de materiais cerâmicos. Além disso, são promovidas discussões sobre a estrutura simplificada do pensamento científico (observação, hipótese, tese e conclusão), as quais devem ser apresentadas aos alunos do ensino fundamental. Também é desenvolvida uma linguagem adequada para transmissão dos conhecimentos necessários e apresentações sobre os temas abordados são elaboradas em ambiente multimídia.

Veja o vídeo sobre Metodologia Científica no link abaixo:

A escola parceira nesta atividade tem sido a Escola Estadual Prof. Luiz Augusto de Oliveira (São Carlos-SP), com aproximadamente 90 alunos do ensino fundamental participando a cada semestre. Tomou-se o cuidado de utilizarmos como experimentos (tese), apenas materiais simples e seguros (além de serem de baixo custo) para o aprendizado sobre as propriedades mais comuns de materiais cerâmicos (propriedades mecânicas, estruturais e elétricas) e estrutura do “pensamento científico” para a resolução de problemas

Para verificar e quantificar o grau de absorção da estrutura do pensamento científico (‘método científico’), testes são aplicados antes e depois das atividades executadas (as quais chamamos de “visita à escola”). Estes dados tem mostrado que a absorção de conhecimento na escola atinge um índice de aproximadamente 75%. Isto confirma que as crianças conseguem absorver os conceitos envolvendo a metodologia científica.

Desta forma, pode-se concluir que a atividade atinge seus objetivos e contribui para a difusão do conhecimento sobre Engenharia de Materiais, a estrutura do pensamento científico, bem como a desmistificação da universidade. Além disso, contribui para o esclarecimento sobre as carreiras de cientistas e engenheiros, sem promover, de forma caricaturizada, estes profissionais como loucos ou gênios.

Para saber sobre os demais cursos ACIEPE oferecidos pela UFSCar, clicar no link abaixo: