Festival Araucária será realizado em outubro de 2023

Festival Araucária: robótica, Feira de Ciências e eventos culturais pra todos…

Em comemoração ao Dia Municipal da Araucária (Lei 12.988/02) a Secretaria Municipal de Educação, por meio do Sistema Integrado de Bibliotecas de São Carlos (SIBISC), com apoio do Instituto Federal de São Carlos e da EdusCAr – Educação de Qualidade para Todos, realizou na manhã de terça-feira (25/04), no auditório do Paço Municipal, a apresentação do Festival Araucária.

O Festival Araucária será realizado no dia 22 de outubro no Ginásio Milton Olaio Filho e tem por objetivo realizar atividades de competições, exposições, apresentações, palestras, oficinas, rodas de conversas, troca de conhecimento e celebrar conquistas que visem inspirar o futuro da Educação. Será realizado também a Feira de Ciências organizada pela Diretoria Regional de Ensino de São Carlos.

De acordo com os coordenadores o Festival da Araucária tem entre as atividades confirmadas a realização de uma Feira de Ciências com mais de 200 clubes de ciências (apresentação dos trabalhos/premiação) da região, Hackathons do Instituto Federal, Exposições dos projetos e programas de extensão, Oficinas de Programação e Robótica, Shows de Ciência, Feira de Livros, Encontro com autores, Contação de Histórias e Competições de Robótica (OBR).

Débora Blanco, dirigente regional de Ensino explicou que os clubes e a Feira de Ciências tiveram início em 2015 com 16 clubes e tem realização anual. De acordo com a dirigente houve crescimento para 150 clubes de ciência porque as escolas, os professores e outras cidades tem vocação para a ciência, incentiva a pesquisa com crianças materializando o desenvolvimento de clubes de ciência com destaque em feiras estadual e nacional.

“Neste ano esperamos a participação de mais de 200 clubes de ciência porque são em média 5 clubes por escola. O objetivo principal é fazer ciência, pesquisa, transformar os nossos estudantes em protagonistas e agregar valores para a cidade. Vamos participar deste festival para somar, a nossa meta é reunir mais de 20 mil pessoas. Os nossos estudantes e professores vão mostrar como a ciência e a tecnologia corroboram para a vida animal, das plantas, dos planetas, é o protagonismo dos nossos estudantes”, destacou Debora Blanco.

O Festival conta com apoio das seguintes Instituições: Prefeitura Municipal de São Carlos (Secretaria Municipal de Educação e Sistema de Bibliotecas do Município de São Carlos), com a Diretoria de Ensino – Região de São Carlos, IFSP – São Carlos, EduSCar, CDCC/USP e CEPOF.

Créditos: Comunicação, Prefeitura Municipal de São Carlos. Vide link acima.