Blog

Nosso projeto está focado em ajudar gestores estaduais a analisar informações de frente de atendimento para prevenir novos casos em um sistema de saúde. Como paradigma, acreditamos que a melhor forma de fazer isso é monitorando todos os atendimentos realizados nas unidades de saúde, separando os casos suspeitos e os casos confirmados com a doença para que os agentes de saúde possam aprofundar a coleta e construir estratégias de combate ao espalhamento da doença de modo efetivo e inteligente.

Para isso, desenvolvemos ferramentas matemático-computacionais integradas em um software chamado Sistema de Monitoramento da COVID19 (SMC). Ele é composto de alguns módulos:

Gestão de atendimentos

Acessível de qualquer celular ou computador com internet, o software permite o cadastro dos dados básicos cadastrais do paciente e do prontuário médico de cada atendimento, com registros de todas as informações relevantes para a COVID19. Essa base de informação é compartilhada entre as unidades do sistema de saúde, permitindo o acompanhamento da evolução do paciente. À medida em que os endereços dos pacientes são incluídos, nossos algoritmos geolocalizam a residência ou trabalho e oferecem mapas de visualização atualizados para o gestor a cada dia, retirando os casos já recuperados ou descartados, permitindo o foco das energias nos suspeitos e confirmados.

Gestão de leitos

Como a demanda de leitos é grande, toda informação que possa ajudar ao gestor é importante. Previsões de curto prazo da demanda de leitos, bem como a gestão dos leitos disponíveis entre as unidades do sistema de saúde são tarefas críticas que incorporamos no nosso software. Há também um sistema de regulação de leitos integrado, permitindo que haja uma resposta rápida à pedidos de internação dentro do sistema. Um mural permite que pedidos de insumos sejam registrados e que possam ser atendidos rapidamente.

Gestão global do Sistema de Saúde

Neste módulo, o gestor (secretário regional ou municipal de saúde, gestor de redes de municípios etc) pode acessar em tempo real as informações do módulo de atendimento e do módulo de leitos, extraindo inteligência a partir dos dados. Uma visualização integrada georeferenciada de todos os casos atendidos, suspeitos, descartados, confirmados e recuperados permite ao gestor tomar ações efetivas de combate. Além disso, é disponibilizada uma ampla gama de relatórios por pacientes, sintomas, endereços, e evolução clínica.

Este módulo está integrado à uma página web no formato de um boletim epidemiológico que permite que a comunidade esteja sempre informada em tempo real dos números da doença em sua cidade, sabendo em quais locais temos maior incidência da doença, assim como locais onde a doença está somente começando. Isso é apresentado de modo simples e visual para todos, com mapas de calor, preservando as informações pessoais.

Tudo isso é feito de modo que o gestor consiga exportar as informações para os softwares do SUS (E SUS VE, SIVEP GRIPE) com robôs (bots) que inserem os dados, reduzindo o trabalho e atualizando as informações agilmente.

Esse resultado foi possível graças ao trabalho árduo da equipe de pesquisadores e alunos do Laboratório de Estatística e Ciência de Dados da UFAL desde o início da pandemia no mês de março e o software está em funcionamento no município de Maragogi/AL, ajudando no enfrentamento desse desafio.

Alunos envolvidos:

Allysson José Alves de Lima