Confira já os vencedores!

Sobre o Be an Icon

O que é o concurso?

O objetivo geral deste concurso é promover o desenvolvimento de software para estimular a criação de aplicações inovadoras com a tecnologia dos beacons. Os vencedores serão estimulados a criar startups, de maneira a contribuir para o crescimento do ecossistema baseado nesta tecnologia.

Quem pode participar?

Alunos de graduação e pós-graduação da USP, de qualquer curso, de todos os campi.

Premiação

Serão premiados os três melhores projetos com hardware, visitação à empresas líderes de mercado e prêmios em dinheiro.

Beacons?


Os beacons em questão são pequenos dispositivos físicos que emitem curtos pacotes de dados bluetooth com certa frequência e raio de alcance programáveis, permitindo que sejam utilizados como sinalizadores de produtos, de locais ou de algum artefato, como uma peça de museu, por exemplo. Aplicações com beacons virtuais (onde o local num mapa é sinalizado com um marcador – um monstro pokémon, por exemplo!) também serão consideradas neste concurso.

A utilização de beacons para sinalização de produtos para venda, itens de acervo em museus e em guias eletrônicas para turismo é bem conhecido. Pretende-se, com este concurso, expandir o universo de utilização destes dispositivos dentro do que se convencionou chamar de Internet das Coisas. Para tanto, o desenvolvimento de aplicações com beacons inseridos em contextos definidos pela combinação de dados oriundos da leitura de sensores comumente disponíveis em smartphones, do tipo acelerômetro, GPS, NFC, etc, pode gerar utilizações novas e inovadores para esta tecnologia. Os escopos principais de aplicação seriam o uso domiciliar, comercial e em ITS (Intelligent Transportation Systems). No entanto, propostas em outras áreas poderiam também ser consideradas.

Confira uma lista de grandes empresas usuárias!

Hoje em dia, Google e Apple possuem plataformas para o desenvolvimento de aplicações com beacons. Dê uma olhada nos sites para conhecer melhor a tecnologia: Eddystone (Google) e iBeacon (Apple).

Uma das desenvolvedoras de beacons compatíveis com o protocolo da Google e da Apple é a EM Microelectronic. Ela foi classificada pela Google como "Industry’s lowest power Bluetooth Smart beacons achieve Eddystone certification". E a Siena Idea é representante desta empresa no Brasil. Ainda quer mais informações sobre como os beacons funcionam? Assista os vídeos aqui! Este sobre a plataforma da Apple  e este sobre a plataforma da Google.

QUEM PROMOVE

Imagem carregada

Siena Idea

Siena Idea é uma empresa de inovação que tenta conectar o mercado à academia e vice-e-versa. Ela é representante oficial da EM Microelectronic no Brasil.
Imagem carregada

CEPID-CeMEAI

CeMEAI – Centro de Ciências Aplicadas à Industria – é um grupo de pesquisa da USP que estuda maneiras de solucionar desafios científicos e desenvolver novas técnicas matemáticas e computacionais.

Tem alguma dúvida?

Entre em contato com a Assessoria de Comunicação do CeMEAI pelo telefone (16) 3373-6609 ou nos mande um e-mail!