SBPC usará sistema do CeMEAI para avaliar a Reunião Anual da entidade

Organizadores do evento terão números em tempo real sobre as opiniões dos participantes

A 67ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), que começou no último domingo (12) em São Carlos, vai contar com um sistema desenvolvido pelo CeMEAI para saber a opinião dos participantes sobre o evento.

O Sistema de Avaliação Online (SAO) foi criado sob a supervisão do Coordenador de Transferência de Tecnologia do CeMEAI, Francisco Louzada Neto. O funcionamento do SAO é bem simples: os participantes da SBPC receberão um e-mail com um nome de usuário e uma senha de acesso ao site da avaliação. Depois disso, é só responder a algumas perguntas – algumas de características pessoais, como nome, idade e sexo, e algumas sobre o evento, como infraestrutura, instalações etc.

O grande atrativo do SAO é que ele permite a atualização em tempo real do relatório com as respostas. Conforme um participante responde ao questionário, o relatório é atualizado automaticamente, o que permite, por exemplo, que sejam feitas mudanças em alguma parte do evento que não esteja agradando ao público. A previsão é que o SAO comece a ser usado na SBPC ainda nesta quinta-feira (16).

Nos últimos quatro anos, o Sistema de Avaliação Online já foi utilizado para avaliar mais de 40 eventos, dentro e fora do Brasil, e tem ajudado organizadores a controlarem os eventos de acordo com as reações do público. Além disso, algumas agências de fomento, como a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP) e o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), solicitam avaliações do evento na prestação de contas – outra demanda que pode ser suprida pelo SAO.

O Centro de Ciências Matemáticas Aplicadas à Indústria (CeMEAI), com sede no Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) da USP, em São Carlos, é um dos Centros de Pesquisa, Inovação e Difusão (CEPIDs) financiados pela FAPESP. O CeMEAI é especialmente adaptado e estruturado para promover o uso de ciências matemáticas (em particular matemática aplicada, estatística e ciência da computação) como um recurso industrial.

As atividades do Centro são realizadas dentro de um ambiente interdisciplinar, enfatizando-se a transferência de tecnologia e a educação e difusão do conhecimento para as aplicações industriais e governamentais. As atividades são desenvolvidas nas áreas de Otimização Aplicada e Pesquisa Operacional, Mecânica de Fluidos Computacional, Modelagem de Risco, Inteligência Computacional e Engenharia de Software.

Além do ICMC, o CEPID-CeMEAI conta com outras cinco instituições associadas: o Centro de Ciências Exatas e Tecnologia da Universidade Federal de São Carlos (CCET-UFSCar); o Instituto de Matemática Estatística e Computação Científica da Universidade Estadual de Campinas (IMECC-UNICAMP); o Instituto de Biociências Letras e Ciências Exatas da Universidade Estadual Paulista (IBILCE-UNESP); a Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Estadual Paulista (FCT-UNESP); o Instituto de Aeronáutica e Espaço (IAE); e o Instituto de Matemática e Estatística da Universidade de São Paulo (IME-USP).

Leonardo Zacarin – Comunicação CeMEAI