CeMEAI realizará Escola de Matemática Aplicada e abre inscrições

Oportunidade para que alunos vivenciem problemas reais da indústria
V ema
Esta será a 5ª edição da Escola de Matemática Aplicada do CeMEAI. Foto tirada antes da pandemia.

A Escola de Matemática Aplicada é um evento organizado pelo CEPID-CeMEAI que tem como objetivo apresentar um conjunto de técnicas matemáticas e de modelagem para problemas reais onde os alunos possam vivenciar experiências teóricas e práticas na semana que antecede o Workshop de Soluções Matemáticas para Problemas Industriais – que neste ano, será entre os dias 22 e 26 de março.

Também no formato online, ocorrerá a quinta edição da Escola, entre os dias 15 e 19 de março. As informações e inscrições estão no site do evento.

Entre os cursos oferecidos nesta edição estão: Redes Bayesianas e Aplicações, ministrado pelo Prof. Anderson Ara, da UFBA e Despacho hidrotérmico de curto prazo: modelagem matemática e pacote UNITOY, com os Profs. Paulo da Silva e Silva (Unicamp), Claudia Sagastizábal (Unicamp), Pablo Luna (UFRJ) e Mikhail Solodov (IMPA).

Em breve, serão abertas inscrições também para o curso: Otimização Multicritério, Modelos Causais e Aplicações, com os Profs. Alexandre Delbem e Carlos Dias Maciel (EESC-USP).

O público-alvo são alunos de pós-graduação e o evento também tem como objetivo ser um treinamento para o workshop. “Na Escola são apresentados problemas reais já estudados em ocasiões anteriores para os quais se tem uma boa base de conhecimento e os alunos trabalham durante uma semana, guiados pelo tutor na solução ou estudo desses problemas. Com isso, espera-se que esses alunos estejam mais bem preparados para o workshop a seguir e possam contribuir de maneira efetiva para a solução dos problemas reais a serem trabalhados com as indústrias”, comentou José Alberto Cuminato, diretor do CeMEAI.

O CeMEAI é estruturado para promover o uso de ciências matemáticas como um recurso industrial em três áreas básicas: Ciência de Dados, Mecânica de Fluidos Computacional e Otimização e Pesquisa Operacional.

Além do ICMC-USP, CCET-UFSCar / IMECC-UNICAMP / IBILCE-UNESP / FCT-UNESP / IAE e IME-USP compõem o CeMEAI como instituições associadas.

Assessoria de Comunicação do CeMEAI