Evento da USP apresenta soluções para problemas do setor produtivo

WMECAI será realizado de forma 100% online e gratuita

1wmecai

Entre os próximos dias 28 de junho e 2 de julho, o Mestrado Profissional em Matemática, Estatística e Computação Aplicadas à Indústria (MECAI) realizará o primeiro Workshop de alunos e egressos do curso: o WMECAI.

O evento de divulgação científica é voltado para a apresentação de aplicações de técnicas matemáticas, estatísticas e computacionais à solução de problemas reais oriundos de empresas do setor produtivo e do mercado de trabalho.

“O MECAI é voltado para o treinamento de profissionais já inseridos no mercado de trabalho. As disciplinas oferecidas pelo programa trazem as últimas técnicas e procedimentos descobertos e validados pela academia, e o mestrado profissional é a via mais rápida de transferência deste conhecimento para o setor produtivo. O WMECAI visa aproximar ainda mais este contato. Os empregadores e parceiros poderão participar e conhecer os trabalhos desenvolvidos pelos alunos, que em sua maioria são motivados por problemas enfrentados pelas próprias empresas”, comenta Fabrício Simeoni de Sousa, professor do ICMC/USP e coordenador do Mestrado.

A primeira edição do Workshop será dedicada a problemas estudados pelos alunos do MECAI na área de Ciência de Dados. O evento será totalmente online e de acesso gratuito a todos os interessados.

As inscrições são feitas pelo site do 1º WMECAI: cemeai.icmc.usp.br/1WMECAI.

Cronograma do evento

Alunos atuais e já formados pelo MECAI têm até o dia 23 de abril para enviarem os resumos expandidos de seus trabalhos pelo site do WMECAI. A resposta a respeito dos artigos aprovados será enviada pela coordenação do evento até dia 7 de maio. Depois, os autores dos artigos deverão enviar um vídeo de apresentação do trabalho até o dia 7 de junho.

No dia 28 de junho, os vídeos e artigos aprovados serão publicados no site do evento. Por fim, no dia 2 de julho, haverá videoconferências com os autores dos trabalhos para discussão e comentários com o público em geral.

Sobre o MECAI

Criado em 2014, o Mestrado Profissional em Matemática, Estatística e Computação Aplicadas à Indústria (MECAI) é um programa pioneiro que visa aproximar o setor produtivo, governos e universidade.

O objetivo do MECAI é fornecer a seus alunos uma sólida formação em matemática, estatística e computação, buscando atender às demandas do setor produtivo de modo a fomentar avanços tecnológicos e desenvolvimento de produtos, tornando assim empresas e setores governamentais mais competitivos e reconhecidos internacionalmente. O profissional formado recebe capacitação para atuar em diversas áreas, pois as habilidades desenvolvidas incluem técnicas de otimização, análise de dados, estatística, inteligência computacional, dentre outras.

O curso é oferecido pelo Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) da USP e ligado ao Centro de Ciências Matemáticas Aplicadas à Indústria (CeMEAI).

O CeMEAI é estruturado para promover o uso de ciências matemáticas como um recurso industrial em três áreas básicas: Ciência de Dados, Mecânica de Fluidos Computacional e Otimização e Pesquisa Operacional.

Além do ICMC-USP, CCET-UFSCar / IMECC-UNICAMP / IBILCE-UNESP / FCT-UNESP / IAE e IME-USP compõem o CeMEAI como instituições associadas.

Leonardo Zacarin - Comunicação CeMEAI

Última modificação em Quarta, 07 Abril 2021 11:51