Confira as apresentações do último dia do WMECAI

Íntegra das discussões com os autores dos trabalhos já está disponível

A última sexta-feira (2) foi marcada pelo encerramento do 1º Workshop do Mestrado Profissional em Matemática, Estatística e Computação Aplicadas à Indústria (MECAI). O evento foi voltado para a apresentação de aplicações de técnicas matemáticas, estatísticas e computacionais à solução de problemas reais oriundos de empresas do setor produtivo e do mercado de trabalho, que estão em desenvolvimento pelos alunos do Mestrado.

Ao todo, foram apresentados 32 trabalhos divididos nas áreas de Estatística Aplicada e Modelagem de Risco, Inteligência Computacional, Redes Complexas, Otimização e Pesquisa Operacional e Visualização e Mineração Visual de Dados.

O último dia do evento contou com uma videoconferência com os autores dos trabalhos, que ficaram à disposição do público para tirar dúvidas e debater ideias. A íntegra das discussões está disponível a seguir.

“O 1º WMECAI teve um formato inovador - totalmente aberto, gratuito e assíncrono. Isso permitiu que toda a sociedade pudesse consultar os trabalhos e ver as apresentações com antecedência, o que certamente fomentou o evento de questionamentos e discussões com a presença dos autores. Tivemos a participação ativa de muitos alunos e docentes do MECAI, além de pessoas não ligadas diretamente ao programa, contribuindo para o alto nível das discussões e para o sucesso do evento. Esta foi apenas a primeira edição, e pretendemos repetir o evento periodicamente, mantendo o mesmo formato dinâmico nas edições seguintes”, comemora Fabrício Simeoni de Sousa, pesquisador do CeMEAI e coordenador do MECAI.

Sobre o MECAI

Criado em 2014, o Mestrado Profissional em Matemática, Estatística e Computação Aplicadas à Indústria (MECAI) é um programa pioneiro que visa aproximar o setor produtivo, governos e universidade.

O objetivo do MECAI é fornecer a seus alunos uma sólida formação em matemática, estatística e computação, buscando atender às demandas do setor produtivo de modo a fomentar avanços tecnológicos e desenvolvimento de produtos, tornando assim empresas e setores governamentais mais competitivos e reconhecidos internacionalmente. O profissional formado recebe capacitação para atuar em diversas áreas, pois as habilidades desenvolvidas incluem técnicas de otimização, análise de dados, estatística, inteligência computacional, dentre outras.

O curso é oferecido pelo Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) da USP e ligado ao Centro de Ciências Matemáticas Aplicadas à Indústria (CeMEAI).

O CeMEAI é estruturado para promover o uso de ciências matemáticas como um recurso industrial em três áreas básicas: Ciência de Dados, Mecânica de Fluidos Computacional e Otimização e Pesquisa Operacional.

Além do ICMC-USP, CCET-UFSCar / IMECC-UNICAMP / IBILCE-UNESP / FCT-UNESP / IAE e IME-USP compõem o CeMEAI como instituições associadas.

Leonardo Zacarin - Comunicação CeMEAI

Última modificação em Terça, 06 Julho 2021 19:14