Seminário de Coisas Legais está de volta!

Retorno pós-pandemia terá sistema decimal fracionário por Simon Stevin

scl

Na próxima sexta-feira, 24 de junho, às 13h13, todos reunidos novamente (ainda com máscaras), no auditório Professor Fernão Stella de Rodrigues Germano, para o retorno do Seminário de Coisas Legais, o primeiro pós-pandemia e que trará como palestrante João Carlos Vieira Sampaio (professor da UFSCar), demonstrando que o sistema decimal fracionário é uma coisa legal sistematizada por Simon Stevin.

O evento, que relaciona matemática a temas curiosos, de cultura e ciência, ocorre periodicamente, desde 2011, no Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) da USP, em São Carlos, com apoio do Centro de Ciências Matemáticas Aplicadas à Indústria (CeMEAI).

Em mais de uma década, o público do Seminário de Coisas Legais já aprendeu e se divertiu muito com a forma como o evento mostra a matemática que já esteve em um ensaio sobre o psiquismo, em como emagrecer, no teorema do sanduíche de presunto, em quantos tanques se ganha uma guerra e tantos outros temas apresentados sempre de forma extrovertida e cativante.

A iniciativa é coordenada pelos professores do Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) da USP em São Carlos Leandro Aurichi e Marina Andretta, que também é pesquisadora do CeMEAI.

“Depois de um pouco mais de 2 anos sem os Seminários, voltamos com ele agora, neste semestre em que as aulas presenciais voltaram também. Esperamos que agora possamos retomar o ritmo de antes. Como já estamos chegando no fim do primeiro semestre, é provável que o próximo seja no semestre que vem. Quem tiver interesse em apresentar, entre em contato com a gente! E venham participar!”

A palestra é aberta ao público e não é necessária inscrição prévia. Basta comparecer às 13h13, de máscara, no auditório Professor Fernão Stella de Rodrigues Germano, que fica no bloco 6 do ICMC.

Confira o resumo da apresentação:

Título: O sistema decimal fracionário, uma coisa legal sistematizada por Simon Stevin

Resumo: A coisa legal pensada por Simon Stevin, no século 16, criar uma representação de frações, o de frações decimais, que evitasse o uso de frações ordinárias na matemática comercial, que era uma prática comum na época.

Um pouco antes, no século 13, a coisa legal foi o Fibonacci trazer o sistema decimal para a Europa, com a representação de inteiros e frações como fazemos hoje. Antes de Fibonacci, os comerciantes anotavam suas transações em numerais romanos! Mas com a novidade de Fibonacci os comerciantes se atrapalhavam ao calcular a soma de frações como 8/13 + 5/8. Aí chega Simon Stevin e diz que esta soma pode ser aproximada por 0,61538 e 0,62500, e estes números podem ser somados tal como são somados dois inteiros. Assim foi simplificada a aritmética da vida comercial. Mas Simon Stevin percebeu também que existiam dízimas periódicas e propôs uma forma de como lidar com elas. Vamos ver como ele fez isso, usando mais algumas coisas legais.

Assessoria de Comunicação do CeMEAI:

E-mail: contatocemeai@icmc.usp.br