CeMEAI é representado em encontro com acadêmicos na Inglaterra

Diretor José Alberto Cuminato falou sobre as experiências compartilhadas no seminário

O Integrative Think Tank (ITT3) é um tradicional seminário realizado na Universidade de Bath, ao sudoeste da Inglaterra, e que, em janeiro desde ano, reuniu quase 90 participantes entre estudantes e acadêmicos das áreas de Ciências Matemáticas, Engenharia Mecânica e Ciência da Computação. Como convidadas, estavam as universidades de Exeter, Torino, Chalmers e USP/São Carlos, representada por José Alberto Cuminato, diretor do Cepid CeMEAI.

Sempre primando pela interação com a indústria no intuído de oferecer soluções, os parceiros do ITT3 foram as empresas Met Office, GKN e Airbus que apresentaram uma série de problemas. Entre eles, concepção e uso de materiais, a influência do vento solar no clima e até a reconstrução de dados sobre as geleiras do Polo Norte. Os participantes trabalharam em equipes a fim de analisar estes problemas em abordagens matemáticas.

A Universidade de Bath é uma das parceiras do Cepid CeMEAI através de um convênio envolvendo as pesquisas. “Nossa participação no ITT é muito importante para nos auxiliar com parâmetros de como os problemas da indústria são tratados em outros renomados centros acadêmicos”, observou Cuminato.

Ainda segundo ele, o modelo do evento é bastante interessante na medida em que problemas apresentados pelos parceiros industriais no primeiro dia, vão sendo lapidados e depurados durante a semana, com a participação intensa dos alunos iniciantes do doutorado, na busca de um projeto a ser perseguido nos próximos anos. “Desta forma, os projetos de doutorado desses alunos acabam sendo executados em problemas de interesse direto das industrias o que pode resultar em empregos de melhor qualidade ao final do curso. Pretendemos usar este formato de seminário também aqui, já estamos nos organizando e selecionando as empresas. E esta forma de encontrar temas para os doutorandos também é um modelo que podemos implementar, alertando para a necessidade de produzir uma matemática útil e que não se transforme apenas em volumes de bibliotecas”, finalizou.

ITT3 x3x

O Centro de Ciências Matemáticas Aplicadas à Indústria (CeMEAI), com sede no Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) da USP, em São Carlos, é um dos Centros de Pesquisa, Inovação e Difusão (CEPIDs) financiados pela FAPESP. O CeMEAI é especialmente adaptado e estruturado para promover o uso de ciências matemáticas (em particular matemática aplicada, estatística e ciência da computação) como um recurso industrial.

As atividades do Centro são realizadas dentro de um ambiente interdisciplinar, enfatizando-se a transferência de tecnologia e a educação e difusão do conhecimento para as aplicações industriais e governamentais. As atividades são desenvolvidas nas áreas de Otimização Aplicada e Pesquisa Operacional, Mecânica de Fluidos Computacional, Modelagem de Risco, Inteligência Computacional e Engenharia de Software.

Além do ICMC, o CEPID-CeMEAI conta com outras seis instituições associadas: o Centro de Ciências Exatas e Tecnologia da Universidade Federal de São Carlos (CCET-UFSCar); o Instituto de Matemática Estatística e Computação Científica da Universidade Estadual de Campinas (IMECC-UNICAMP); o Instituto de Biociências Letras e Ciências Exatas da Universidade Estadual Paulista (IBILCE-UNESP); a Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Estadual Paulista (FCT-UNESP); o Instituto de Aeronáutica e Espaço (IAE); e o Instituto de Matemática e Estatística da Universidade de São Paulo (IME-USP).

Raquel Vieira – Assessoria CEPID-CeMEAI