Bolsa de PD em Matemática Aplicada

Nº: 1044

Área de conhecimento: Matemática

Nº do processo FAPESP: 13/07375-0

Título do projeto: Otimização e Ferramentas Estatísticas para Negociação Automática no Mercado de Bolsas e Moedas

Área de atuação: Matemática Aplicada e Estatistica

Pesquisador principal: Geraldo Nunes Silva

Unidade/Instituição: Instituto de Biociências, Letras e Ciências Exatas (IBILCE) / UNESP

Data limite para inscrições: 28/03/2016

Publicado em: 26/02/2016

Localização: Rua Cristovão Colombo, 2265 – São José do Rio Preto

Resumo

O Centro de Pesquisa, Inovação e Difusão para Ciências Matemáticas Aplicadas à Industria (CEPID-CeMEAI), apoiado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP) e sediado no Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação da Universidade de São Paulo (ICMC-USP), oferece uma bolsa de Pós-Doutoramento de dois anos para candidatos com excelente potencial de investigação.

O candidato trabalhará no Departamento de Matemática Aplicada do Instituto de Biociências, Letras e Ciências Exatas, UNESP, São José do Rio Preto, Brasil.

A posição é focada no desenvolvimento de modelos e testes estatísticos para combinar, avaliar e otimizar diversas estratégias baseadas em sinais de diferentes metodologias da análise técnica em finanças, usualmente utilizadas no mercado de ações. As metodologias e os algoritmos resultantes serão implementados para automação de negociação de investimentos nos mercados de bolsas de valores, índices, metais, commodities e de câmbio de moedas.

Os algoritmos, após exaustivamente testados com metodologias estatísticas e funcionando no mercado real, serão disponibilizados para uso, principalmente para micro-investidores que não têm acesso a este mercado de maior rentabilidade.

Os candidatos devem ter finalizado o doutorado nos últimos cinco anos ou estar prestes a finalizá-lo. Os critérios de seleção incluem demonstrada capacidade de investigação em matemática aplicada, estatística, otimização ou área relacionada; sólida experiência em computação; compromisso com a pesquisa colaborativa; e excelentes habilidades de comunicação verbal e escrita. Conhecimento anterior em métodos quantitativos em finanças é um diferencial.

Também é desejável que o candidato tenha experiência de trabalho em grupo de pesquisa multidisciplinar e tenha colaborado em projetos de pesquisa com empresas ou instituições governamentais.

O selecionado receberá bolsa de Pós-Doutorado da FAPESP no valor de R$ 6.143,40 mensais e Reserva Técnica. A Reserva Técnica da bolsa de Pós-Doutorado equivale a 15% do valor anual da bolsa e tem o objetivo de atender a despesas imprevistas e diretamente relacionadas à atividade de pesquisa.

Caso o bolsista resida em domicílio diferente e precise se mudar para a cidade onde se localiza a instituição sede da pesquisa, poderá ter direito a um Auxílio-Instalação.

Para se candidatar, envie, até 28/03/2016, um e-mail com os seguintes itens (somente arquivos PDF) para o Professor Geraldo Silva (gnsilva03@gmail.com):

1. Uma carta manifestando interesse, contendo informações completas de contato, ano em que finalizou o doutorado e nacionalidade/cidadania e respondendo de forma concisa às ênfases de pesquisa e aos critérios acima;

2. CV com formação educacional, experiência de investigação e publicações;

3. Uma carta de apresentação, incluindo nomes e informações de contato de dois profissionais que possam recomendá-lo (não incluir cartas de recomendação).

Por favor, indique “CEPID Postdoc – SJRP” no campo de assunto da mensagem.