Pesquisador do IBILCE ministra minicurso no ERMAC

Evento ocorre de 18 a 20 de abril em Bauru

silvio

A Unesp de Bauru sedia entre os dias 18 e 20 de abril o Encontro Regional de Matemática Aplicada e Computacional (ERMAC), um evento realizado pela Sociedade Brasileira de Matemática Aplicada e Computacional (SBMAC), em diversas regiões do país. E o CEPID-CeMEAI estará presente, por intermédio do pesquisador Silvio Alexandre de Araújo, do Instituto de Biociências, Letras e Ciências Exatas (IBILCE) da UNESP em São José do Rio Preto.

O minicurso, que será ministrado pelo pesquisador, trata de problemas que aparecem no contexto da cadeia de suprimentos que envolvem decisões de longo prazo (ex. instalação de facilidades); de médio prazo (ex. atribuição de produção a fábricas, transporte da produção das fábricas para armazéns); e de curto prazo (ex. decisões tomadas semanalmente, ou mesmo diariamente, a respeito da atribuição de produtos às máquinas e à programação da produção). “Em geral, ao se resolver esses problemas deseja-se utilizar os recursos disponíveis de forma racional buscando um alto índice de satisfação dos clientes a baixo custo”, explicou Silvio.

Entre os objetivos do ERMAC está a congregação de estudantes, profissionais e pesquisadores das várias áreas da tecnologia e ciência que utilizem a matemática como ferramenta de descrição de suas atividades, motivação das atividades de ensino, pesquisa e desenvolvimento da matemática aplicada e computacional.

Leia mais informações e saiba como participar no site do evento.

Raquel Vieira – Comunicação CeMEAI

E-mail:  contatocemeai@icmc.usp.br