Coordenador de Transferência de Tecnologia do CeMEAI apresenta seminário de computação

Francisco Louzada Neto falará sobre a inovação na área de estatística

Louzada

Professor do Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) da USP em São Carlos, Francisco Louzada Neto ministrará um seminário de computação na tarde de amanhã (27/04). Louzada, que também é o coordenador de transferência de tecnologia do Centro de Ciências Matemáticas Aplicadas à Indústria (CeMEAI), apresentará uma palestra com o tema “Inovação e Transferência Tecnológica em Estatística”.

O seminário será realizado na sala 4-111 do ICMC e começará às 18h. A apresentação é aberta e voltada para os alunos de Bacharelado em Ciências de Computação. A entrada é gratuita e não é necessário fazer inscrição.

Resumo

A Estatística tem alcançado um estágio notável de crescimento acadêmico, o qual vem sendo impulsionado por sua enorme aplicabilidade em praticamente todas as áreas do conhecimento, as quais têm produzido uma monumental quantidade de dados que precisam de procedimentos estatísticos adequados que permitam sua análise com eficiência. Além disso, temos observado o desenvolvimento da Estatística como atividade
interdisciplinar com potencial para fomentar o desenvolvimento  científico e tecnológico do País, e contribuir de forma efetiva com o setor produtivo para aumentar seu valor  agregado, por meio do desenvolvimento de produtos estatísticos específicos.
No contexto atual de geração de ideias, invenções, avanços científicos e tecnológicos, a inovação e a transferência tecnológica têm sido cruciais para a interlocução eficiente entre o pesquisador estatístico e a indústria, promovendo interação com os profissionais dos setores público e produtivo, bem como com a população.
Nesta conferência apresento os principais projetos e produtos estatísticos que vêm sendo desenvolvidos junto ao Centro de Estudos do Risco (CER) e ao Centro de Matemática e Estatística Aplicadas à Indústria (CEPID-CeMEAI) no sentido de aproximar a academia, o setor produtivo e a população em geral.  Também discuto as oportunidades que este admirável mundo novo de dados oferece aos que nele adentram, e como estamos contribuindo para a formação de um novo profissional necessário para atuar dentro dele de forma eficiente.

Informações do palestrante

Francisco Louzada é Professor Titular da Universidade de São Paulo, junto ao Instituto de Ciências Matemáticas e Computação, Diretor do Centro de Matemática e Estatística Aplicadas à Indústria (CeMEAI), Diretor de Transferência Tecnológica do CEPID-CeMEAI, Coordenador do Laboratório de Estudos do Risco (CER-USP), Editor dos periódicos Brazilian Journal of Probability and Statistics e Sankhya A, e das Séries de livros SpringerBriefs in Statistics – BSA (Springer) e Fisher Project of Statistical Books (Blucher), Membro do Conselho Consultivo dos periódicos Journal of Applied Statistics e Revista Brasileira de Biometria, e Editor Associado dos periódicos Communication in Statistics, Quality Tech. & Quantitative Management (QTQM), Journal of Statistical and Econometric Methods e Revista Brasileira de Estatística. Francisco Louzada é PhD em Estatística pela Universidade de Oxford (1998), Mestre em Ciências da Computação e Matemática Computacional pela Universidade de São Paulo (1991), Bacharel em Estatistica pela Universidade Federal de São Carlos (1988). Atua principalmente nas seguintes áreas: Análise de Sobrevivência e Confiabilidade, Data Mining, Testes Diagnósticos, Inferência Bayesiana, Modelos Não-Lineares e Modelos de Risco.

Seção de Eventos do ICMC: (16) 3373-8914