Bolsa de PD em Modelagem Matemática

Nº: 1123

Área de conhecimento: Matemática

Nº do processo FAPESP: 2013/07375-0

Título do projeto: Efeito de mudanças estruturais para o funcionamento de redes complexas

Área de atuação: Modelagem Matemática Aplicada à Industria / Matemática Computacional

Pesquisador principal: Tiago Pereira da Silva

Unidade/Instituição: Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação / ICMC-USP

Data limite para inscrições: 20/05/2016

Publicado em: 29/04/2016

Localização: Av. Trab. São-Carlense, 400 – São Carlos/SP

Resumo

O CEPID-CeMEAI, Centro de Ciências Matemáticas Aplicadas à Indústria, sediado no ICMC/USP, oferece uma vaga de pós doutoramento na área de Modelagem Matemática Aplicada à Industria e Matemática Computacional.

Os requisitos para inscrição estão descritos abaixo. A bolsa é de R$ 6.819,30, financiada pela FAPESP e tem vigência de 12 meses, com a possibilidade de prorrogação por mais 12 meses.

Título: Efeito de mudanças estruturais no funcionamento de redes complexas

Supervisor: Tiago Pereira da Silva

Descrição do projeto: O objetivo deste projeto é entender como as mudanças na estrutura de uma rede podem afetar seu funcionamento. Usando a sincronização como um paradigma da função de rede, buscamos compreender como o comportamento coletivo espontâneo pode ser destruído ou reforçado por mudanças estruturais. Resultados recentes sugerem que certas modificações podem conduzir à perda de sincronização, apesar do fato de elas melhorarem as propriedades estruturais da rede. Este projeto desenvolve uma teoria matemática para esse fenômeno e divide-se em dois objetivos de dificuldade crescente: i) classificação de estruturas e links que levam à perda de sincronização e ii ) efeitos dos atrasos temporais na estrutura de acoplamento. Vamos aplicar os nossos resultados teóricos para experimentos que envolvam lasers.

Requisitos: O candidato selecionado vai participar de um esforço de colaboração que está sendo desenvolvido por uma equipe brasileira, liderada pelo Professor Tiago Pereira, e por uma equipe inglesa, liderada pelo Prof. Jeroen Lamb. É necessário que o candidato tenha Doutorado em Matemática Aplicada, Engenharia ou área relacionada, juntamente com sólida formação em Sistemas Dinâmicos, em particular em teoria de estabilidade e sincronização. Candidatos com habilidades comprovadas na realização de investigação científica independente e em programação para ambientes de computação de alto desempenho serão preferidos.

Inscrição: Os candidatos interessados devem enviar CV e duas cartas de recomendação escritas por professores universitários. Por favor, enviar mensagem de email, incluindo esses documentos em formato PDF, aos cuidados do Prof. Tiago Pereira (tiago@icmc.usp.br), até 20/05/2016.