Bolsa de PD em Matemática Aplicada – nº 1168

Nº: 1168

Área de conhecimento: Matemática

Nº do processo FAPESP: 2013/07375-0

Título do projeto: CeMEAI – Centro de Ciências Matemáticas Aplicadas à Industria

Área de atuação: Modelagem de Materiais Compostos

Pesquisador principal: José Alberto Cuminato

Unidade/Instituição: ICMC / USP

Data limite para inscrições: 30/06/2016

Publicado em: 30/05/2016

Localização: Avenida Trabalhador São-carlense, 400 – São Carlos/SP

Resumo

Divulgamos uma bolsa de Pós-Doutorado (dois anos) para trabalho em modelagem de materiais compostos no CeMEAI (Centro de Ciências Matemáticas Aplicadas à Indústria) – Universidade de São Paulo em São Carlos – Brasil.

Este projeto deverá ser realizado em colaboração com a divisão de materiais e mecânica computacional da Chalmers University Suécia e com a Escola Politécnica da USP.

Os objetivos do projeto são o estudo e a modelagem de materiais compostos leves, importantes em aplicações estruturais de uma ampla faixa de áreas, por exemplo, indústria automotiva, de turbinas eólicas e aeronáutica, e relacionados com emissões reduzidas de CO2.

A variação de materiais e a grande dispersão de suas propriedades precisam ser modeladas. Em especial, neste projeto estamos interessados em tensões térmicas induzidas pelo tratamento que conduz a, por exemplo, empenamento, spring-back, spring-in e simulação do processo de wet-out para as camadas unidirecionais. Todos esses aspectos estão relacionados à garantia da geometria e têm de ser devidamente contabilizados.

Procuramos um candidato com PhD em Matemática Aplicada, métodos numéricos ou áreas afins; habilidades em uma linguagem de programação e em mecânica dos meios contínuos de sólidos e líquidos; e interesse em interagir com outros parceiros em ciência dos materiais e técnicas experimentais de materiais compósitos.

É possível que parte do trabalho seja feita na Suécia. Do candidato selecionado é esperado trabalho em colaboração com equipes da Poli-USP e da Chalmers, mas com base no CeMEAI-ICMC-USP em São Carlos.

A análise dos currículos começará em 01 de julho de 2016 e continuará até que a posição seja preenchida. A bolsa está disponível por dois anos, mas o desempenho será revisto em base anual. As candidaturas deverão ser apresentadas por meio do endereço de e-mail jacuminato@gmail.com.