Workshop com empresas marca início de concurso do CeMEAI

"Be an Icon" incentiva participantes a proporem aplicações para beacons

Na última sexta-feira (7), o Centro de Ciências Matemáticas Aplicadas à Indústria (CeMEAI) e a Siena Idea promoveram um workshop com empresas desenvolvedoras de beacons para os interessados em participar do Be an Icon, concurso que estimula aplicações com a tecnologia desses pequenos dispositivos físicos que emitem curtos pacotes de dados bluetooth com certa frequência e raio de alcance programáveis.

Participaram do evento o professor Edson Moreira, do Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) da USP em São Carlos e pesquisador associado ao CeMEAI, Ana Elisa e Pedro Siena, representantes da Siena Idea, Carlos Machado, da empresa AnimallTag, e Káliman Borges, da InDB Consultoria e Sistemas.

Organizadores do evento, os representantes do CeMEAI e da Siena Idea falaram um pouco sobre o concurso e destacaram as inúmeras possibilidades de utilização para os beacons. “Nós não ficamos online. Nós vivemos online. Por isso, conseguimos trabalhar no contexto onde cada um está, e isso possibilita experiências personalizadas com as marcas”, explicou Pedro Siena.

As empresas convidadas deram exemplos práticos da utilização dos beacons. Carlos Machado, da AnimallTag, maior fabricante de beacons da América Latina, apresentou o Chip Klin, feito em parceria com uma empresa de calçados infantis. O chip nada mais é do que um beacon presente na língua dos tênis das crianças e que, quando se afasta do celular do pai, da mãe ou do responsável, manda uma notificação e dá a distância e a localização exata da criança.

Por fim, Káliman Borges, da InDB – outra empresa desenvolvedora de beacons – falou sobre as aplicações da tecnologia em lojas de vestuário feminino e em fazendas de gado leiteiro. Borges destacou o baixo custo e a pouquíssima infraestrutura necessária para aplicar a tecnologia nos ambientes trabalhados pela InDB.

O concurso

A ideia do Be an Icon é incentivar a criação de aplicações com a tecnologia dos beacons. Os vencedores serão estimulados a criar startups, de maneira a contribuir para o crescimento do ecossistema baseado nesta tecnologia.

Podem participar alunos de graduação e pós-graduação da USP, de qualquer curso, de todos os campi. As inscrições já estão abertas e podem ser feitas no site do Be an Icon, onde também constam o regulamento e o cronograma do concurso.

Sobre a Siena Idea

A Siena Idea é um agente de inovação localizado em São Carlos, cujo objetivo é transformar o conhecimento novo gerado nas universidades de São Carlos em algo de valor para o mercado. E o inverso também: trazer problemas complexos e relevantes do mercado para serem pesquisados pela academia.

Leonardo Zacarin – Comunicação CeMEAI

Assessoria de Comunicação do CeMEAI: 3373-6609