Professor do IQ é o próximo convidado das Palestras da Extensão

Apresentação de Leandro Martínez será na quarta-feira (26)

leandro

O Instituto de Matemática, Estatística e Computação Científica (IMECC) da UNICAMP receberá, na próxima quarta-feira (26), o professor Leandro Martínez, do Instituto de Química (IQ), também da UNICAMP.

Martínez será o apresentador da edição de outubro do ciclo de Palestras da Extensão, iniciativa do IMECC que tem o objetivo de evidenciar o diálogo existente entre a matemática e as demais expressões do intelecto humano, nas artes, ciências e tecnologias.

Na palestra, Martínez introduzirá o paradoxo do enovelamento de proteínas, que questiona como as proteínas podem atingir um estado enovelado em tempo razoável entre as milhões de confirmações possíveis. Será apresentado um modelo cinético simples, que envolve conceitos estatísticos elementares e princípios básicos de termodinâmica e captura os principais argumentos da solução do problema.

A apresentação será realizada no auditório do IMECC a partir das 13h. O evento é aberto ao público, a entrada é gratuita e não é necessário fazer inscrição.

Leonardo Zacarin – Comunicação CeMEAI

E-mail: contatocemeai@icmc.usp.br