Filosofia é assunto nas Palestras da Extensão do IMECC

Professor do IFCH/UNICAMP é o apresentador desta quarta-feira
jafn
Foto: Instituto CPFL

A filosofia e os conceitos de “verdade” e “pensar” serão assunto na próxima edição do ciclo de Palestras da Extensão do Instituto de Matemática, Estatística e Computação Científica (IMECC) da UNICAMP. O ciclo foi criado com o objetivo de evidenciar o diálogo existente entre a matemática e as demais expressões do intelecto humano, nas artes, ciências e tecnologias.

O apresentador da palestra, que será realizada na próxima quarta-feira (23), é o professor José Alves de Freitas Neto, do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas (IFCH), também da UNICAMP. O evento será realizado no auditório do IMECC a partir das 13h, é aberto ao público e não é necessária inscrição prévia.

Resumo:

A dúvida é condição primeira para o pensamento filosófico. A razão e a cultura ocidental são marcadas pela contribuição do saber que, desde os gregos, revela contradições e causa diversos tipos de incômodos. A proposta do diálogo é indagar se, nos dias atuais, marcado pelo fanatismo e por opiniões rígidas, estaríamos demandando um revigoramento do pensamento filosófico ou ele existe apenas como aspecto da formação cultural. O pensar é uma condição ou estamos entregues a inteligências artificiais e outras escolhas?