Tratamento de Dados Multimídia

Ministrantes: Prof. Dr. Rudinei Goularte e Prof. Dr. Marcelo Garcia Manzato
Resp.: Prof. Dr. Rudinei Goularte e Prof. Dr. Marcelo Garcia Manzato

Objetivos

Apresentar os fundamentos da recuperação de informação tradicional e informação multimídia, aprofundando suas implicações em Big Data. Abordar questões relevantes a arquiteturas, metadados, análise textual e multimídia, busca textual e baseada em conteúdo, indexação, multimodalidade e avaliação de sistemas de recuperação. Analisar ferramentas, aplicações e sistemas disponíveis, considerando suas capacidades e limitações. Capacitar o aluno a discutir os tópicos envolvidos em áreas atuais de pesquisa em Big Data.

Justificativa

Os ambientes e sistemas computacionais atuais, em especial os baseados na tecnologia Web, vêm produzindo enorme volume de informação multimídia (Big Data). Isso leva ao problema da sobrecarga de informação, tornando difícil selecionar conteúdo de interesse em meio ao imenso volume de dados disponível. Nesse contexto, os sistemas de recuperação desempenham papel central e estão se tornando parte do cotidiano das pessoas em produtos como buscadores (textuais, de músicas e de vídeo), gerenciadores de e-mail e redes sociais.

Conteúdo

Contextualização; histórico e terminologia; caracterização do problema da recuperação; processos e modelos de recuperação; sobrecarga de informação e lacuna semântica; arquitetura para recuperação multimídia baseada em conteúdo; indexação textual e multimídia; descritores e extração de características; multimodalidade; avaliação.

Bibliografia
  • Blanken, H.; de Vries, A. P.; Blok, H. E.; Feng, L. Multimedia Retrieval. Springer, 2007. ISBN: 978-3-540-72894-8.
  • Ricardo A. Baeza-Yates and Berthier Ribeiro-Neto. Modern Information Retrieval: The Concepts and Technology behind Search (2nd Edition) (ACM Press Books). Paperback: 944 pages. Publisher: Addison-Wesley Professional; 2 edition. 2011. ISBN-10: 0321416910. ISBN-13: 978-0321416919
  • Manning, C. D.; Raghavan, P.; Schütze, H. Introduction to Information Retrieval. Cambridge University Press, 2008. ISBN: 0521865719.
  • Artigos de conferências e periódicos da área.