IBILCE promove ciclo de palestras com Valdemar Setzer

Evento em São José do Rio Preto tem apoio do CEPID-CeMEAI

setzer

O Professor Valdemar Setzer, um dos pioneiros no ensino e pesquisa em Ciência da Computação no Brasil, ministrará o Ciclo de Palestras organizado pelo Instituto de Biociências, Letras e Ciências Exatas (IBILCE) em São José do Rio Preto.

O evento ocorrerá entre 10 e 12 de maio e é parte das atividades de Educação e Difusão relacionadas ao CEPID-CeMEAI e também do Programa Embaixadores em Matemática e ao Biênio de Matemática, 2017-2018, em parceria com a empresa PCA.

Serão quatro palestras: “A Máquina de Turing e a essência dos computadores”, “O impacto dos meios eletrônicos em crianças, adolescentes e adultos, no lar, na escola e no trabalho. O que fazer?”, “A espiral e a sequência de Fibonacci, a razão e a espiral áureas, suas ocorrências na natureza e suas aplicações” e “O que a TV, vídeo games, computador e Internet estão fazendo comigo? O que fazer?”.

Saiba mais sobre o conteúdo das palestras, locais e horários acessando a página do evento.

Sobre Valdemar Setzer

Foi um dos pioneiros no ensino e pesquisa em Ciência da Computação no Brasil. Formou-se em Engenharia Eletrônica no ITA e doutorou-se na USP, onde aposentou-se no cargo de Prof. Titular do Departamento de Ciência da Computação do Instituto de Matemática e Estatística da USP (IME). Foi professor visitante nas Universidades do Texas em Austin, USA, e de Stuttgart na Alemanha. Exerceu inúmeros cargos de direção na USP, tendo sido o fundador do Centro de Computação Eletrônica (CCE) da USP e do Centro de Ensino de Computação do IME. Tem 12 livros publicados no Brasil e no exterior, destacando-se Meios Eletrônicos e Educação e Bancos de Dados. Tem proferido inúmeras palestras sobre temas técnicos, educacionais e filosóficos. Ver outros currículos, detalhes, artigos e entrevistas em www.ime.usp.br/~vwsetzer.

O CeMEAI é estruturado para promover o uso de ciências matemáticas como um recurso industrial em quatro áreas básicas: Otimização Aplicada e Pesquisa Operacional, Mecânica de Fluidos Computacional, Modelagem de Risco, Inteligência Computacional e Engenharia de Software.

Além do ICMC-USP, CCET-UFSCar, IMECC-UNICAMP, IBILCE-UNESP, FCT-UNESP, IAE e IME-USP compõem o CeMEAI como instituições associadas.