Workshop do CeMEAI reúne pesquisadores da área de avaliação de risco

II WAR ofereceu dois minicursos e nove conferências

Na última semana, o Centro de Ciências Matemáticas Aplicadas à Indústria (CeMEAI) realizou o II Workshop on Assessment of Risk (WAR) no campus 1 da USP em São Carlos. O evento contou com mais de dez apresentações de pesquisadores do Brasil e do exterior.

O workshop, que se estendeu da manhã de quinta (12) ao final da tarde de sexta (13), ofereceu dois minicursos ministrados por N. Balakrishnan, professor da McMaster University, do Canadá. Balakrishnan apresentou vários resultados importantes de pesquisas na área de confiabilidade industrial, incluindo testes acelerados e de degradação.

Além de Balakrishnan, oito pesquisadores apresentaram trabalhos na área de avaliação de risco durante os dois dias do evento. As conferências e os minicursos foram apresentados no auditório Fernão Stella de Rodrigues Germano, no Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC).

Em continuidade ao workshop, no sábado (14) foram agendadas reuniões entre Balakrishnan e pesquisadores e alunos do Grupo de Modelagem de Risco do CeMEAI, com o intuito de estreitar relações de desenvolvimento de pesquisas conjuntas entre pesquisadores da USP e da McMaster University.

O próximo workshop do CeMEAI será realizado em conjunto com o DEQ/UFSCar no próximo dia 25 de março, também no ICMC. Mais informações podem ser encontradas na página do evento.

O Centro de Ciências Matemáticas Aplicadas à Indústria (CeMEAI), com sede no Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) da USP, em São Carlos, é um dos Centros de Pesquisa, Inovação e Difusão (CEPIDs) financiados pela FAPESP. O CeMEAI é especialmente adaptado e estruturado para promover o uso de ciências matemáticas (em particular matemática aplicada, estatística e ciência da computação) como um recurso industrial. As atividades do Centro são realizadas dentro de um ambiente interdisciplinar, enfatizando-se a transferência de tecnologia e a educação e difusão do conhecimento para as aplicações industriais e governamentais.

As atividades são desenvolvidas nas áreas de Otimização Aplicada e Pesquisa Operacional, Mecânica de Fluidos Computacional, Avaliação de Risco, Inteligência Computacional e Engenharia de Software.

Além do ICMC, o CEPID-CeMEAI conta com outras cinco instituições associadas: o Centro de Ciências Exatas e Tecnologia da Universidade Federal de São Carlos (CCET-UFSCar); o Instituto de Matemática Estatística e Computação Científica da Universidade Estadual de Campinas (IMECC-UNICAMP); o Instituto de Biociências Letras e Ciências Exatas da Universidade Estadual Paulista (IBILCE-UNESP); a Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Estadual Paulista (FCT-UNESP); o Instituto de Aeronáutica e Espaço (IAE); e o Instituto de Matemática e Estatística da Universidade de São Paulo (IME-USP).

Leonardo Zacarin – Assessoria CEPID-CeMEAI

Fone: 55 (16) 3373-6609