CeMEAI e EMBRAPA trabalham em ações conjuntas

Cooperação terá foco em melhorias na cadeia de Gado de Leite

O CEPID-CeMEAI e Embrapa Gado de Leite, de Juiz de Fora (MG), estão articulando algumas ações conjuntas com objetivo de estabelecer parcerias que contribuam com avanços científicos da Indústria (cadeia) do Leite.

Recentemente, José Carlos Maldonado, José Fernando Júnior, Gustavo Faria e José Alberto Cuminato – diretor do CeMEAI – representaram o Centro em uma reunião de negócios na unidade que contou também com visitas aos laboratórios e fazenda experimental.

A recepção foi feita pelo Chefe-Geral da unidade Paulo de Carmo Martins, o Chefe-Adjunto de P&D Pedro Braga Arcuri e o Dr. Wagner Arbex.

Algumas ações já estão em andamento como a realização de um workshop CEPID-CeMEAI de problemas na Industria do Leite (Indústria 4.0 e IOTs) ainda neste ano. Articulação de convênio entre empresas da cadeia do leite no Mestrado Profissional MECAI.

“Todas estas formas de cooperação conjunta estão sendo discutidas para que sejam desenvolvidas da melhor maneira possível, integrando conhecimento, pesquisadores e alunos e, principalmente, a cadeia do Leite que tem papel primordial na economia brasileira. Podemos contribuir com tecnologia e melhorias práticas e esta visita à unidade da Embrapa Gado de Leite nos apontou para mais uma parceria promissora”, comentou Cuminato.

Sobre a Embrapa Gado de Leite

A Embrapa Gado de Leite é uma das 46 Unidades Descentralizadas da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA). O centro de pesquisa foi criado em 26 de outubro de 1974, no município de Coronel Pacheco (MG).

Hoje está sediado em Juiz de Fora (MG) e possui campos experimentais em Coronel Pacheco (MG) e Valença (RJ), além de quatro núcleos que apoiam as atividades de transferência de tecnologia em cada região do país.

O corpo técnico é formado por 318 colaboradores, sendo 77 pesquisadores, 76 analistas, 39 técnicos e 126 assistentes. Entre os pesquisadores e analistas, 60% possuem doutorado ou pós-doutorado; 20% mestrado e 20% especialização ou graduação.