Palestra no IMECC aborda as relações entre as ciências sociais e exatas

Professor Sávio Cavalcante, do IFCH, será o apresentador
savio
Foto: Sala Aberta

Na próxima quarta-feira (13), às 13h, o Instituto de Matemática, Estatística e Computação Científica (IMECC) da UNICAMP promoverá mais uma edição do ciclo de palestras “A Terceira Margem”. O apresentador da vez é o professor Sávio Cavalcante, do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas (IFCH) da própria UNICAMP. A palestra falará sobre o problema da objetividade do conhecimento nas ciências sociais e a relação com as ciências exatas. A validação científica do campo sociológico exigiu, desde o início de sua formação no século XIX, uma reflexão a respeito das determinações, alcances e limites do conhecimento que é produzido sobre as relações sociais, em geral, e a sociedade moderna, em particular. A palestra irá apresentar, em linhas gerais, como o objeto e os problemas das ciências sociais incorporam de maneira particular as formulações das chamadas ciências exatas, e discutirá o que podemos esperar da relação entre essas duas áreas de conhecimento.

A cIneMatECCa, ciclo de exibições de filmes do IMECC, também volta nesta semana. Na sexta-feira (15), às 15h30, será apresentado “Contato”, de 1997. A obra fala do trabalho da cientista Ellie Arroway, que, após anos de espera, confirma sua teoria sobre civilização extraterrestre ao descobrir como construir uma máquina capaz de fazer viagens intergaláticas. O filme é baseado na obra homônima do astrônomo Carl Sagan, que assessorou a equipe nos aspectos científicos e morreu antes do final das filmagens.

As duas atividades são realizadas no auditório do IMECC e são abertas ao público. Não é necessário fazer inscrição.

Leonardo Zacarin – Comunicação CeMEAI