CeMEAI recebe Comitê Internacional de Avaliação

Consultores avaliam os números e propõem melhorias

Dirigentes e pesquisadores do Centro de Ciências Matemáticas Aplicadas à Indústria (CeMEAI) receberam no dia 18 de setembro, em um dos auditórios Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC), da USP em São Carlos, consultores de um Comitê Internacional para uma avaliação das atividades desenvolvidas nos últimos dois anos pelo Centro.

Willian Meeker (Iowa State University), Wil Schilders (Eindhoven University of Technology) e João Fernando Gomes de Oliveira (Escola de Engenharia de São Carlos) receberam dos coordenadores informações sobre projetos em andamento.

Francisco Louzada falou sobre Transferência de Tecnologia. Lúcio dos Santos apresentou o desempenho na área de Educação e Difusão. Os coordenadores de cada área falaram sobre: Otimização (Franklina Toledo e José Martínez), Inteligência Computacional (André Ponce de Leon Carvalho), Mecânica dos Fluidos (Antonio Castelo Filho, Gustavo Buscaglia e João Luiz Azevedo) e Modelagem de Risco (Francisco Louzada).

Leandro Franco de Souza apresentou dados sobre o uso do cluster “Euler”, supercomputador do CeMEAI e o Gestor de Educação e Difusão do Conhecimento, Gustavo Faria, falou sobre a repercussão positiva das pesquisas na mídia. Alguns dos quase 100 projetos realizados foram divulgados na página do Centro e podem ser vistos neste link.

O diretor do CEPID- CeMEAI José Alberto Cuminato falou sobre o aumento da interação com empresas, incluindo projetos que contemplam financiamentos externos. Foi também apresentada a evolução no número de patentes e spin offs/start ups e as atividades de educação que levaram conhecimento a um maior número de público. A colaboração entre pesquisadores em diferentes áreas foi outro índice em ascensão.

“É nítida e significativa a evolução do CeMEAI nos últimos dois anos. Estamos bem próximos de atingir o objetivo que propomos no início do projeto. Isso tudo é resultado do engajamento dos pesquisadores e do trabalho de aproximação da indústria, nosso foco principal”, comentou o diretor.

Apontamentos, sugestões e novos caminhos

Discussões e propostas para o futuro do CEPID-CeMEAI foram apresentadas ao final do encontro. Os membros do Comitê falaram sobre a análise que fizeram sobre as aplicações possíveis e impactos das pesquisas desenvolvidas. Entre os apontamentos sugeridos estão caminhos para parcerias com outros Institutos.

“Tudo parece bem positivo para mim, houve muito avanço comparado ao relatório de dois anos atrás. Agora o trabalho é implementar as novas ações sugeridas. É sempre útil ter alguém vendo de fora o que estamos fazendo e dando diferentes perspectivas e acho que podemos dar este tipo de colaboração”, falou Meeker do departamento de estatística da Universidade Estadual de Iowa.

O encontro fortaleceu a avaliação que ocorre a cada dois anos e foi realizada nesta segunda-feira, 16 de outubro, pelo Comitê Internacional da FAPESP- Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo que apoia os Cepids.