Semana de novos conhecimentos em Otimização

Dois minicursos ocorreram no ICMC/USP São Carlos com apoio do CeMEAI

Nos dias 1º e 2 de fevereiro, no Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) da USP em São Carlos, foi oferecido o Minicurso “Implementação de geração de colunas usando CPLEX em linguagem C/C++”. A iniciativa foi da professora do ICMC Maristela dos Santos, que também é pesquisadora do Centro de Ciências Matemáticas Aplicadas à Indústria (CeMEAI), que apoiou o evento.

Ministrado pelos pesquisadores Luiz Henrique Cherri e Landir Saviniec, o minicurso mostrou como implementar o método de geração de colunas usando o pacote de otimização CPLEX com interface de programação em linguagem C/C++.

Escola de Otimização Multiobjetivo

E entre os dias 29 de janeiro e 1º de fevereiro, a Escola de Otimização Multiobjetivo trouxe novos conhecimentos e troca de experiências, bem como novas tecnologias e métodos para alunos, professores, pesquisadores e profissionais do mercado que trabalham com otimização.

O minicurso foi ministrado pelos professores Angelo Aliano Filho, da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) e Helenice de Oliveira Florentino (UNESP/Botucatu). E contou com palestras dos professores Alexandre Delbem (ICMC/USP) e Maria do Socorro Rangel (IBILCE/UNESP). Veja como foi: