Professor do IMECC apresenta primeiro Seminário de Coisas Legais de 2018

Evento será realizado na próxima sexta-feira

Regis Varao

O Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) da USP em São Carlos receberá, na próxima sexta-feira (13), o professor Régis Varão, do Instituto de Matemática, Estatística e Computação Científica (IMECC) da UNICAMP. A visita marca o retorno das atividades do Seminário de Coisas Legais à programação do ICMC.

Varão fará uma apresentação sobre a Teoria Ergódica. O evento será realizado no auditório Fernão Stella de Rodrigues Germano, no bloco 6 do ICMC, e tem início previsto para as 13h13. A apresentação é aberta ao público.

Confira o resumo da palestra:

Fantástico Mundo Matemático é o lugar que está toda a matemática. E lá tem um bairro chamado Teoria Ergódica. Iremos dar uma pequena olhada no que acontece por lá. Existem coisas estranhas, pouco intuitivas, e coisas absolutamente maravilhosas. Espiaremos um pouco de tudo isso.

Em geral antes de visitar um bairro a gente quer ter um pouquinho de informação para não ficar com medo de ir. Aqui vai: Sistemas Dinâmicos é uma área da matemática que se interessa por qualquer coisa que envolva movimento. Isso é muito geral e com frequência fazemos uso de ferramentas probabilísticas. Implicações da Teoria Ergódica: Abra uma garrafa com um gás verde dentro de uma sala. Esse gás se espalha. Deixe um pequeno copo no chão e em algum momento todo o gás entrará dentro do copo (supondo um sistema físico ideal).

Última modificação em Segunda, 09 Abril 2018 16:00