CeMEAI abre inscrições para Escola e Workshop de Matemática Aplicada

Eventos ocorrerão em julho no ICMC/USP, em São Carlos

Resolver problemas definitivamente não é um problema para os participantes da Escola de Matemática Aplicada que chega em 2018 à sua terceira edição. A cada ano, o evento torna-se um novo desafio que foi proposto pelo Centro de Ciências Matemáticas Aplicadas à Indústria (CeMEAI) e aceito pelo público-alvo formado por alunos de pós-graduação na área de Matemática, Matemática Aplicada e Computacional e Computação.

O principal objetivo da iniciativa é apresentar um conjunto de técnicas matemáticas e de modelagem para que os participantes possam vivenciar os processos de entender, formular e resolver problemas práticos da indústria.

Os temas dos cursos que ocorrerão entre 9 e 14 de julho, no ICMC/USP, discutirão sobre Modelagem Matemática em Matemática Industrial e Aplicada, Modelos Dinâmicos e Aplicações e Formação de Preços no Despacho Hidrotérmico de Curto Prazo.

Com uma metodologia inovadora, a Escola apresenta problemas reais já estudados em ocasiões anteriores para os quais se tem uma boa base de conhecimento e os alunos trabalham durante uma semana, guiados pelo tutor na solução ou estudo desses problemas.

As inscrições são gratuitas e vão de hoje, 10 de maio, a 10 de junho. A inscrição não garante a vaga. Todas as informações sobre o evento, critérios de seleção e como participar estão no site do evento.

frame escola

IV Workshop de Soluções Matemáticas para Problemas Industriais

A participação não é obrigatória, mas os alunos envolvidos na Escola de Matemática Aplicada terão a oportunidade de, na semana seguinte ao evento, de 16 a 20 de julho, fazerem parte do IV Workshop de Soluções Matemáticas para Problemas Industriais, voltado aos profissionais do setor produtivo e de outras áreas do conhecimento, pesquisadores em matemática, estatística e computação e áreas correlatas, estudantes de pós-graduação e alunos do último ano de bacharelado em ciências matemáticas.

O evento – também proposto pelo CeMEAI – tem como objetivo fomentar a interação universidade-indústria, propiciando benefícios advindos das ciências matemáticas ao setor produtivo brasileiro.

Para participar também deste evento, o interessado deve acessar o site do Workshop, que também contém mais informações sobre a semana de atividades.

Em breve, serão divulgadas as empresas participantes desta quarta edição do workshop, que também ocorre no Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC/USP).

E-mail: contatocemeai@icmc.usp.br