Jorge Bazán recebe prêmio “Mass Mutual Poster Award Best Poster”

Reconhecimento veio da New England Statistical Society em Congresso na Yale University

Premio2Premio1

O professor do Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC/USP) e pesquisador do CeMEAI Jorge Luis Bazán Guzmán recebeu o prêmio Mass Mutual Poster Award Best Poster (Profissional) da New England Statistical Society's NEXTGEN, durante o DATA SCIENCE DAY 2018 na Yale University, em New Haven, Connecticut, no dia 27 de outubro.

O trabalho aborda o desempenho de links assimétricos e métodos de correção para dados desbalanceados em regressão binária. “Neste trabalho, avaliamos dois métodos desenvolvidos para lidar com dados desbalanceados e compará-los com o uso de links assimétricos. Os resultados baseados em estudos de simulação mostram que os métodos de correção não corrigem adequadamente o viés na estimação dos coeficientes de regressão e que os modelos com links de potência e potência reversa considerados produzem melhores resultados para certos tipos de dados desbalanceados. Adicionalmente, apresentamos uma aplicação identificando o melhor modelo entre os vários propostos”, explicou Bazán.

Este trabalho é desenvolvido em cololaboração com Alex de La Cruz Huayanay, aluno do Programa Interinstitucional de Pós-graduacao em Estatística (UFSCSR/ICMC USP), Vicente G. Cancho, professor (ICMC/USP) e Dipak K. Dey, supervisor de pós-doutorado de Bazán na University of Connecticut.