Pesquisadores e bombeiros discutem parceria em São Carlos

Ideia é ajudar no treinamento dos profissionais de resgate

bombeiros 2

Um grupo de pesquisa formado por pesquisadores e membros do corpo de bombeiros se reuniu em São Carlos no último dia 13 de novembro para discutir possíveis parcerias e projetos para desenvolvimento conjunto.

O grupo é formado por Alexandre Delbem, pesquisador do Centro de Ciências Matemáticas Aplicadas à Indústria (CeMEAI) e professor do Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) da USP em São Carlos, Dilvan Moreira, também do ICMC, Leonardo Ambrosio, professor da Escola de Engenharia de São Carlos (EESC/USP), Brenda Jacomelli, aluna da EESC, Pedro Arantes e Cristiano Santos, da Startup Triângulos, e Capitão Jean Gomes Pinto e Cabo Márcio Neves, representantes do corpo de bombeiros.

A ideia inicial de parceria é trabalhar com o treinamento de salvamento conhecido como flashover. Muito difundido entre os profissionais de resgate, o flashover consiste em colocá-los em um contêiner em chamas, que simula um cômodo de uma casa, para que eles treinem o controle do incêndio em uma situação real, de extrema temperatura e com a liberação de gases tóxicos.

Os pesquisadores pretendem extrair dados a partir dessas experiências. “Com a problemática definida, iremos avaliar todo o contêiner e os indivíduos que passam pelo treinamento.

Com a coleta dos dados, pretendemos melhorar o desempenho dos profissionais de resgate”, explica Cristiano. “Estamos lidando com uma grande oportunidade de trazer retorno à sociedade. Ainda há muito trabalho a ser feito, mas também há muito potencial”, finaliza.

Leonardo Zacarin – Assessoria CEPID-CeMEAI

E-mail: contatocemeai@icmc.usp.br