Cursos na USP capacitam professores em robótica e computação

Aulas são ministradas no ICMC, em São Carlos

Até o próximo dia 27 de abril, o Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) da USP em São Carlos oferece cursos de computação e robótica para professores das redes pública e particular. O objetivo das aulas é capacitar os professores para que eles possam preparar seus alunos para a Olimpíada Brasileira de Robótica, que será realizada a partir do mês de junho.

“Todos os cursos são bem introdutórios, mas eles proporcionam que os alunos – no caso os professores – coloquem a mão na massa. A gente mostra que é possível que eles aprendam computação e robótica”, conta a professora Roseli Romero, do ICMC, que também é pesquisadora do Centro de Ciências Matemáticas Aplicadas à Indústria (CeMEAI) e coordenadora dos cursos.

“A ideia de ministrar esses cursos para professores surgiu do fato que a gente já havia ministrado vários cursos pra alunos do ensino médio e fundamental, e a gente sentia falta de uma continuidade, de um aprimoramento desses estudantes nas suas escolas”, explica.

O curso é dividido em quatro turmas: uma de computação e três de robótica, que atendem professores com diferentes níveis de conhecimento sobre o assunto.

“Existe nivelação primeiramente porque há kits robóticos diferentes para fazer a programação. Entrar em cada um desses kits robóticos tem um nível de dificuldade distinto. Também oferecemos um curso de computação porque, às vezes, a pessoa precisa de uma introdução fundamental de lógica de programação”, conta Murillo Rehder Batista, doutor em computação e um dos monitores dos cursos.

“Nós passamos o básico, então eles saem daqui instruídos com o que é fundamental pra eles conseguirem passar as instruções para os alunos. Como eles devem programar, como eles devem se virar, sem dar as respostas prontas, porque quem tem que dar as respostas são os alunos”, completa.

A professora Ingrid Hebeler dá aulas de tecnologia em uma escola de São José do Rio Preto e está vindo semanalmente a São Carlos para participar do curso. “É extremamente importante. Em São José do Rio Preto, nós não temos essa capacitação voltada para a OBR. Nós temos que sempre estar procurando nos virar sozinhos. Por isso, foi fantástica essa ideia dos cursos. Gostei muito e estou adorando participar”, comemora.

Esta é a terceira edição do curso voltado para capacitar os professores. Desde a primeira, realizada em 2017, cerca de 180 deles já passaram pelo ICMC e aproveitaram as aulas. Porém, as atividades não param por aí. A partir do mês de maio, será a vez das crianças participarem de cursos de robótica na USP.

“O curso voltado para os alunos tem o propósito de tirar dúvidas relacionadas à OBR e ensinar a programar os robôs para enfrentar os desafios da Olimpíada. Nós apresentamos os desafios, discutimos com eles e também damos dica de como enfrentar esses desafios programando os robôs. Esse curso preparatório também vai oferecer conhecimentos de PETE, Arduíno e LEGO, que são os kits mais utilizados em competições brasileiras de robótica”, antecipa Roseli.

Leonardo Zacarin – Comunicação CeMEAI

E-mail: contatocemeai@icmc.usp.br