Pesquisadores do CeMEAI participam da BRICS Mathematics Conference na Rússia

Evento promove a colaboração entre os países emergentes e suas sociedades matemáticas

Os pesquisadores do Centro de Ciências Matemáticas Aplicadas à Indústria (CeMEAI) Francisco Louzada NetoCarlile Lavor e Tiago Pereira representaram o Brasil na 3rd BRICS Mathematics Conference que ocorreu na Rússia, entre os dias 21 e 26 de julho, na Innopolis University.

A conferência BRICS Mathematics é uma conferência científica para promover a comunicação matemática entre os países do BRICS e ocorrem regularmente a fim de compartilhar conhecimentos, melhorar as habilidades de pesquisa e desenvolvimento e ensino.

Dos quatro brasileiros participantes, três desenvolvem pesquisas apoiadas pelo CEPID-CeMEAI.

Carlile Lavor, do IMECC/Unicamp-Campinas, apresentou tópicos de uma de suas pesquisas sobre Geometria de Proteínas. “O evento é muito importante para colocar em contato pesquisadores e alunos do BRICS, onde o Brasil teve representantes das áreas de Matemática, Matemática Aplicada e Estatística”.

Por intermédio da Sociedade Brasileira de Matemática, Tiago Pereira, professor do ICMC/USP-São Carlos, foi convidado a apresentar trabalhos em matemática e desenvolvimento da teoria de sistemas dinâmicos. “Estabelecemos contatos e conversamos sobre possíveis projetos conjuntos e troca de estudantes. Outro ponto interessante foi perceber como países em mesmo nível de desenvolvimento estão evoluindo em ciência. A China se destaca pela seriedade nos investimentos em educação e resultados”, comentou.

Francisco Louzada Neto, também do ICMC/USP-São Carlos falou sobre Inovação Estatística e Aplicações em Problemas Industriais, Médicos e Empresariais. “Durante o evento tivemos a oportunidade de interagir com pesquisadores e alunos dos vários países pertencentes ao BRICS, com oportunidade de mostrar algumas das pesquisas que temos desenvolvido, trazendo novos conhecimentos e ideias para serem desenvolvidos em trabalhos futuros”, finalizou Louzada que também apresentou aos participantes atividades desenvolvidas pelo CEPID-CeMEAI.

O CeMEAI é estruturado para promover o uso de ciências matemáticas como um recurso industrial em três áreas básicas: Ciência de Dados, Mecânica de Fluidos Computacional e Otimização e Pesquisa Operacional.

Além do ICMC-USP, CCET-UFSCar / IMECC-UNICAMP / IBILCE-UNESP / FCT-UNESP / IAE e IME-USP compõem o CeMEAI como instituições associadas.

Última modificação em Terça, 13 Agosto 2019 17:25