Curso ensina técnicas para operar no mercado de ações

Atividades reuniram aulas teóricas e práticas durante três tardes

Com apoio do Centro de Ciências Matemáticas Aplicadas à Indústria (CeMEAI), o curso Lucrando no Mercado de Ações foi promovido entre os dias 19 e 21 de agosto na USP São Carlos- Campus II, reunindo 120 interessados em aprender técnicas para operar no mercado de ações e de opções, incluindo a aplicação de sistemas computacionais no processo de automatização.

A programação incluiu aulas teóricas e práticas e foi dividida em três tardes de atividades. No primeiro dia, Introdução à Análise Técnica, com o trader profissional e analista técnico André Machado, conhecido como Ogro de Wall St.

Graduado em Computação, pela Pontifícia Universidade Católica (PUC/São Paulo), iniciou suas atividades nos anos 90, quando trabalhou na Microsoft e teve um projeto premiado e reconhecido mundialmente. “Eu comecei a operar no mercado com o dinheiro deste prêmio e depois, trabalhei em grandes empresas da área, até que comecei a dar aulas e ser trader profissional”, explicou.

“A base desse curso é a análise do comportamento do preço para ter ideia da oferta e demanda. Demonstramos, na prática, como acompanhar o mercado para decidir a hora de comprar ou vender e a hora de não fazer nada, que é a maior parte do tempo”, comentou.

“No Brasil, foram 50 anos de inflação galopante, não havia muito estímulo para se operar ações, o que eu mostro nesse curso é que não existe fantasia de ficar rico de uma hora para outra, é preciso ir atrás de muito conhecimento em livros. Uso técnicas desenvolvidas no final do século XIX, nos Estados Unidos e até do século VII, no Japão. Precisamos de um tempo de experiência nessa área, a análise técnica começou a se popularizar somente nos anos 2000 aqui no país e existe a necessidade de se formar grupos de profissionais de respeito em instituições financeiras para dar respaldo a essa técnica”.

Também ministraram o curso professor Geraldo Nunes Silva, do Instituto de Biociências, Letras e Ciências Exatas (IBILCE) da UNESP/São José do Rio Preto, José Carlos de Castro Waeny Junior e Antônio Dantas Sobrinho, conhecido como professor Metafix. A coordenação foi feita pelos professores do Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) Alexandre Cláudio Botazzo Delbem e Vanderlei Bonato.

Segundo Vanderlei Bonato, o curso dá continuidade ao Workshop on Applied Finance, que contou com seis edições.

“É uma continuação do workshop, agora em formato de curso. Já tivemos oficinas dentro do workshop, mas o curso tem uma visão mais prática para que os conhecimentos sejam aplicados no dia-a-dia. Reunimos pessoas experientes para ministrar o curso que foi aberto a toda comunidade e oferecido gratuitamente. É um ponto inicial para que os participantes possam se aprofundar mais nessa linguagem utilizada no mercado de renda variável”, observou Vanderlei Bonato.

A aluna do décimo semestre de Física Computacional na USP/São Carlos Nathalia Satie Gomazako participou do curso por ter afinidade com programação. “Eu gostei muito, foi uma excelente oportunidade e pretendo utilizar os conhecimentos na parte de machine learning em finanças”, comentou.

O CeMEAI é estruturado para promover o uso de ciências matemáticas como um recurso industrial em três áreas básicas: Ciência de Dados, Mecânica de Fluidos Computacional e Otimização e Pesquisa Operacional.

Além do ICMC-USP, CCET-UFSCar / IMECC-UNICAMP / IBILCE-UNESP / FCT-UNESP / IAE e IME-USP compõem o CeMEAI como instituições associadas.

Última modificação em Quarta, 28 Agosto 2019 18:18