Estudo traz contribuições bibliográficas sobre o planejamento da produção da cana-de-açúcar

Aluno do IBILCE-UNESP conclui dissertação sobre aplicações de modelos matemáticos para a cadeia produtiva da cana-de-açúcar

Um estudo sobre modelos matemáticos de otimização para atividades da cadeia produtiva da cana-de-açúcar foi finalizado em um trabalho de mestrado do aluno Eduardo dos Santos Teixeira, orientado pela professora Maria do Socorro Nogueira Rangel, do IBILCE e que também é pesquisadora do CeMEAI.

A cana-de-açúcar é um produto de grande relevância econômica, utilizada como matéria-prima para a produção de diversas qualidades de açúcar, etanol combustível, bebidas alcoólicas e energia elétrica, além de produtos como papel, plásticos e lenha ecológica. Modelos matemáticos de otimização podem auxiliar o processo de tomada de decisão e assim contribuir para aumentar a rentabilidade da produção e melhorar o aproveitamento dos recursos disponíveis em cada etapa da cadeia de suprimentos. A necessidade de uma revisão bibliográfica sobre aplicações de modelos matemáticos de otimização à produção da cana-de-açúcar, desde o plantio da cana, até a sua utilização como matéria-prima na indústria, motivou a dissertação de Eduardo.

“Através deste estudo, foi possível observar que a maioria dos modelos propostos na literatura trata apenas dos estágios de plantio, colheita e transporte da matéria-prima, com pouca atenção para o planejamento do processamento industrial e da distribuição dos produtos finais. Outro aspecto pouco explorado na literatura é a integração de decisões das diferentes etapas da produção, importante para um tratamento mais completo dos problemas encontrados”, explica.

Ainda segundo Eduardo, essa é uma contribuição relevante para a literatura, um trabalho completo trazendo modelos e métodos de solução que podem servir como ponto de partida para o estudo de outras situações práticas. “Com esse resumo de literatura é possível começar qualquer trabalho mais facilmente e, em cima dele, desenvolver testes computacionais, análises e métodos de solução”, disse.

O tema da pesquisa foi inspirado em uma das participações de Eduardo no Workshop de Soluções Matemáticas para Problemas Industriais, quando trabalhou no grupo da empresa ENALTA.

O CeMEAI é estruturado para promover o uso de ciências matemáticas como um recurso industrial em três áreas básicas: Ciência de Dados, Mecânica de Fluidos Computacional e Otimização e Pesquisa Operacional.

Além do ICMC-USP, CCET-UFSCar / IMECC-UNICAMP / IBILCE-UNESP / FCT-UNESP / IAE e IME-USP compõem o CeMEAI como instituições associadas.