Marcelo Viana, do IMPA, apresentará Seminário de Coisas Legais

“Arte e Matemática” é o tema do evento que ocorrerá nesta quarta-feira (16)

marcelo viana

Créditos da imagem: IMPA

Pela primeira vez, desde que foi criado, o Seminário de Coisas Legais, ocorrerá em uma quarta-feira e não às sextas, como de costume. O motivo é que os organizadores irão aproveitar a Aula Magna de Marcelo Viana, Diretor do Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA) no ICMC/USP.

A apresentação no Seminário, intitulada Simetria: encontro da Arte com a Matemática, terá início às 11h11, no auditório Fernão Stella de Rodrigues Germano, no bloco 6 do ICMC.

Confira o resumo da apresentação: Matemática e arte têm muito em comum. No entanto, algumas das manifestações mais badaladas da matemática na produção artística (tais como certas ocorrências mais ou menos hipotéticas da razão áurea) não são particularmente profundas. Focarei um tópico em que as intuições artística e matemática se encontram de modo realmente efetivo: simetria.

O evento é aberto ao público interessado e não é necessária prévia inscrição.

O CeMEAI é estruturado para promover o uso de ciências matemáticas como um recurso industrial em três áreas básicas: Ciência de Dados, Mecânica de Fluidos Computacional e Otimização e Pesquisa Operacional.

Além do ICMC-USP, CCET-UFSCar / IMECC-UNICAMP / IBILCE-UNESP / FCT-UNESP / IAE e IME-USP compõem o CeMEAI como instituições associadas.

Raquel Vieira- Comunicação CeMEAI

Última modificação em Terça, 15 Outubro 2019 16:40