CeMEAI participa da 67ª Reunião Anual da SBPC

Estande terá vídeo sobre os trabalhos desenvolvidos e pesquisadores tirando dúvidas

O Centro de Ciências Matemáticas Aplicadas à Indústria (CeMEAI) terá um estande na Expo T&C – mostra de Ciência, Tecnologia e Inovação – durante a Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC). O evento vai ser realizado de 12 a 18 de julho na Universidade Federal de São Carlos, e tem como tema “Luz, Ciência e Ação” em comemoração ao Ano Internacional da Luz. Na programação geral, haverá mais de 200 atividades, além de 64 conferências, 62 mesas-redondas e mais de 50 minicursos. A cada ano a reunião é feita em um estado brasileiro, reunindo milhares de pessoas. No ano passado o evento foi no Acre e em 2013 em Pernambuco. Nesta edição, segundo a organização são esperadas entre 15 mil e 20 mil pessoas, entre estudantes, pesquisadores, professores, visitantes e profissionais liberais.

No pavilhão da Expo T&C, que tem 6 mil metros quadrados, o CeMEAI marca presença em um estande na área da FAPESP – Fundação de Amparo à Pesquisa – no espaço destinada aos CEPIDs, Centros de Pesquisa, Inovação e Difusão. Pesquisadores estarão tirando dúvidas dos visitantes, será entregue material de divulgação do Centro e um vídeo vai ilustrar o trabalho realizado pelos docentes.  O CeMEAI já tem parceria com várias empresas, como o SAAE, a Electrolux e a Fultec, além de projetos para a indústria moveleira, aviários, indústria petrolífera e para as áreas de saúde, biossegurança e transporte, entre outras.’

Juntamente à Reunião Anual, também haverá a SBPC Jovem (com programação exclusiva para estudantes dos ensinos Fundamental e Médio), a SBPC Indígena (debates de temas indígenas), a SBPC Inovação (conferências e mesas-redondas) e a SBPC Cultural (atividades artísticas e culturais).

De acordo com a organização, a conferência de abertura está programada para o dia 13 de julho, no Teatro Florestan Fernandes, às 10h30, com a presença do Ministro da Ciência, Tecnologia e Inovação, Aldo Rebelo.

Para outras informações, acesse a página do evento.

O Centro de Ciências Matemáticas Aplicadas à Indústria (CeMEAI), com sede no Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) da USP, em São Carlos, é um dos Centros de Pesquisa, Inovação e Difusão (CEPIDs) financiados pela FAPESP. O CeMEAI é especialmente adaptado e estruturado para promover o uso de ciências matemáticas (em particular matemática aplicada, estatística e ciência da computação) como um recurso industrial.

As atividades do Centro são realizadas dentro de um ambiente interdisciplinar, enfatizando-se a transferência de tecnologia e a educação e difusão do conhecimento para as aplicações industriais e governamentais. As atividades são desenvolvidas nas áreas de Otimização Aplicada e Pesquisa Operacional, Mecânica de Fluidos Computacional, Modelagem de Risco, Inteligência Computacional e Engenharia de Software.

Além do ICMC, o CEPID-CeMEAI conta com outras cinco instituições associadas: o Centro de Ciências Exatas e Tecnologia da Universidade Federal de São Carlos (CCET-UFSCar); o Instituto de Matemática Estatística e Computação Científica da Universidade Estadual de Campinas (IMECC-UNICAMP); o Instituto de Biociências Letras e Ciências Exatas da Universidade Estadual Paulista (IBILCE-UNESP); a Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Estadual Paulista (FCT-UNESP); o Instituto de Aeronáutica e Espaço (IAE); e o Instituto de Matemática e Estatística da Universidade de São Paulo (IME-USP).

Carla Monte Rey – Assessoria CEPID-CeMEAI