APRENDIZADO BASEADO EM PROBLEMA INDUSTRIAL HÍBRIDO (hiPBL) COMO ATIVIDADE DE TRANSFERÊNCIA TECNOLÓGICA no ICMC-CeMEAI: O CASO DA ESTATÍSTICA

A metodologia de Aprendizado Baseado em Problema (PBL) visa aumentar a praticidade, retenção e aplicabilidade dos conhecimentos. Especificamente em estatística, esta metodologia prima por analisar e interpretar um conjunto de dados convertendo-o em conhecimento útil. PBL tem se mostrado uma boa alternativa à metodologia tradicional de ensino, com altos níveis de satisfação dos alunos. No ICMC-USP, resultados positivos no tocante da implementação dessa metodologia, adaptada às disciplinas de estatística, tanto em nível de graduação quanto de pós-graduação, estão sendo obtidos e corroboram com a expectativa de engajamento ativo dos alunos em sala. Em especial, procedemos com uma estrutura adaptada em que os alunos, concomitantemente, recebem treinamento para os tópicos constantes nas ementas das disciplinas, mas focam na solução de problemas industriais reais, o que chamamos de Aprendizado Baseado em Problema Industrial Híbrido (hiPBL).

PROJETOS DESENVOLVIDOS UTILIZANDO HIPBL

TRABALHOS DESENVOLVIDOS USANDO HIPBL