Delegação americana compartilha conhecimentos sobre o tinnitus

CeMEAI apoia pesquisa que busca melhor protocolo de tratamento para doença

Uma delegação americana da University of Illinois formada por Fatima Husain, Somayyeh Shahsavarani e Rafay Ali Khan, do Auditory Cognitive Neuroscience Lab esteve no dia 25 de novembro na Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto/USP e no Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC/USP) para conhecer os avanços de uma pesquisa apoiada pelo Centro de Ciências Matemáticas Aplicadas à Indústria (CeMEAI) relacionada ao tinnitus.

Dados da Associação de Pesquisa Interdisciplinar e Divulgação do Zumbido (APIDIZ) demonstram que cerca de 20% da população, ou seja, mais de 28 milhões de brasileiros convivem com a doença tinnitus, popularmente conhecida no Brasil como zumbido no ouvido.

O distúrbio é estudado em uma pesquisa desenvolvida pelo iraniano Iman Ghodratitoostani, que é orientado pelo pesquisador do CeMEAI, Alexandre Delbem.

O objetivo do trabalho caminha para construir um modelo de funcionamento do cérebro de uma pessoa que tem o problema do zumbido, com intuito de auxiliar os profissionais da área na busca pelo tratamento.

Uma nova parceria com a University of Illinois pode contribuir com os resultados e teve início com a visita da delegação ao Brasil.

O CeMEAI é estruturado para promover o uso de ciências matemáticas como um recurso industrial em três áreas básicas: Ciência de Dados, Mecânica de Fluidos Computacional e Otimização e Pesquisa Operacional.

Além do ICMC-USP, CCET-UFSCar / IMECC-UNICAMP / IBILCE-UNESP / FCT-UNESP / IAE e IME-USP compõem o CeMEAI como instituições associadas.