Pesquisadores do CeMEAI discutem próximos passos do Centro

Encontro foi realizado em São Carlos na última sexta-feira (7)

Na última sexta-feira (7), o Centro de Ciências Matemáticas Aplicadas à Indústria (CeMEAI) reuniu cerca de 20 de seus pesquisadores para apresentar projetos recentes, trocar experiências e discutir os pontos levantados pelo comitê internacional que visitou a sede do Centro no fim de 2019 e criou um relatório que aponta os principais avanços e também algumas possibilidades de melhoria.

O encontro foi dividido em duas partes. Pela manhã, os pesquisadores, representantes de diversos institutos da USP, UFSCar, Unesp, Unicamp e do IAE/DCTA, foram recebidos pelo professor José Alberto Cuminato, diretor do CeMEAI, e fizeram apresentações de alguns projetos recentes e de destaque que vêm desenvolvendo.

Além de detalharem projetos de ponta nas áreas de mecânica dos fluidos, otimização e ciências de dados, as exposições foram importantes para a troca de ideias e insights entre os pesquisadores, que, por trabalharem em instituições espalhadas por todo o estado, nem sempre têm a oportunidade de se encontrar pessoalmente para discutir seus trabalhos com os colegas de CeMEAI.

“No CeMEAI, temos um ponto de vista constitutivo. A colaboração entre diferentes áreas e subáreas da matemática e da computação e diferentes instituições e regiões do estado de São Paulo é criativa e a união é maior que a soma das partes. Se nós não pensássemos isso, o Centro não existiria. Pensamos fortemente isso e eu acho que, ao longo dos anos de existência do CeMEAI, isso tem sido confirmado”, comemora José Mario Martínez, professor do Instituto de Matemática, Estatística e Computação Científica (IMECC) da Unicamp e vice-diretor do Centro.

Brevemente, dezenas de projetos foram apresentados e discutidos entre todos os presentes. Da aplicação da matemática à energia elétrica ao estudo do arrasto em aviões, todas as áreas do Centro foram contempladas, o que ajudou ainda mais a dar um panorama completo dos trabalhos desenvolvidos.

No período da tarde, os pesquisadores promoveram discussões sobre o último relatório criado pelo comitê internacional de avaliação.

“Essas observações têm sido importantes para chamar a atenção de algumas questões que estamos preocupados em atender, em construir essa ideia da matemática aplicada à indústria, mas às vezes fogem alguns aspectos por estarmos centrados na atividade principal do projeto. Quando o comitê vem e aponta algumas questões que ainda não tínhamos observado, ele chama a atenção para, na próxima etapa, a gente melhorar mais ainda as atividades que estamos desenvolvendo”, explica Socorro Rangel, professora do Instituto de Biociências, Letras e Ciências Exatas (IBILCE) da Unesp em São José do Rio Preto.

O professor Lúcio Tunes dos Santos, também do IMECC e coordenador da área de Educação e Difusão do CeMEAI, também se mostrou animado com a reunião. “Essa reunião é ótima, porque é esse tipo de reunião que coloca direções de como as pessoas estão se sentindo dentro do CeMEAI e o que cada um espera para daqui a alguns anos. Acho que vale a pena fazer esse tipo de reunião, ainda mais após uma avaliação do comitê”, reitera.

O CeMEAI é estruturado para promover o uso de ciências matemáticas como um recurso industrial em três áreas básicas: Ciência de Dados, Mecânica de Fluidos Computacional e Otimização e Pesquisa Operacional.

Além do ICMC-USP, CCET-UFSCar / IMECC-UNICAMP / IBILCE-UNESP / FCT-UNESP / IAE e IME-USP compõem o CeMEAI como instituições associadas.

Leonardo Zacarin - Comunicação CeMEAI

Última modificação em Terça, 11 Fevereiro 2020 16:39