Eduardo Fontoura Costa

Tel: +55 16 3373-8635

Descrição:

Linhas de pesquisa

Controle de Processos Eletrônicos. Retroalimentação. Automação Eletrônica de Processos Elétricos e Industriais. Controle e Filtragem de Sistemas Estocásticos.

Formação acadêmica/titulação

2002 -  Doutorado em Engenharia Elétrica
Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, Brasil
Título: Detetabilidade de Sistemas Lineares Sujeitos a Saltos Markovianos
1998 - Mestrado em Engenharia Elétrica
Universidade de São Paulo, USP, Brasil
Título: Uma Metodologia de Projeto de Controladores de Ganho
1995 - Graduação em Engenharia Elétrica
Universidade de São Paulo, USP, Brasil
Título: Controle Digital para um Sistema de Suspensão Magnética

Informações

Possui graduação em Engenharia Elétrica pela EESC - USP (1995), mestrado em Engenharia Elétrica pela EESC - USP (1998) e doutorado em Engenharia Elétrica pela FEEC - UNICAMP (2002). Realizou dois estágio de pós-doutoramento, sendo o primeiro no Departamento de Telemática da FEEC-UNICAMP (2003), e o segundo no Control and Power Group do Imperial College London (2008). Livre Docência (2008) pelo Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) - USP. É membro do CSS-IEEE Conference Editorial Board. É membro do IEEE e da SBA. Atualmente é livre docente no ICMC - USP. Tem experiência na área de Engenharia Elétrica, com ênfase em Controle de Processos Eletrônicos, Retroalimentação, atuando principalmente nos seguintes temas: sistema linear sujeito a saltos markovianos, sistemas com saltos nos parâmetros, controle de sistemas, detetabilidade, estabilizabilidade e estabilidade, equações de Riccati e o problema linear quadrático.