Anderson Rocha

Tel: +55 19 3521-2979

Descrição:

Linhas de pesquisa

Inferência em Dados Complexos; Inteligência da Máquina; Computação Forense; Biometria.

Formação acadêmica/titulação

2009 - Doutorado em Ciência da Computação (Conceito CAPES 7)
Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, Brasil.
com período sanduíche em University of Colorado at Colorado Springs (Orientador: Terrance E. Boult).
Título: Classificadores e Aprendizado em Processamento de Imagens e Visão Computacional.
2006 - Mestrado em Ciência da Computação (Conceito CAPES 7)
Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, Brasil.
Título: Randomização Progressiva para Esteganálise.
2003 - Graduação em Ciência da Computação.
Universidade Federal de Lavras, UFLA, Brasil.
Título: Camaleão: um software para proteção digital utilizando esteganografia.

Informações

Anderson de Rezende Rocha é professor associado (Livre-Docente) do Instituto de Computação, Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Graduou-se em Ciência da Computação pela Universidade Federal de Lavras (UFLA) em 2003. Concluiu o mestrado (2006), doutorado (2009) e Pós-Doutorado (2009) em Ciência da Computação pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Suas principais áreas de atuação são Computação Forense, Inferência em Dados Complexos e Inteligência de Máquina. Tem participado como membro de comitê de programa de diversos eventos importantes em Visão Computacional, Reconhecimento de Padrões e Computação Forense e é editor associado de importantes periódicos internacionais tais como o IEEE Transactions on Information Forensics and Security (T.IFS), Elsevier Journal of Visual Communication and Image Representation (JVCI), Springer/Eurasip Journal on Image and Video Processing (JIVP) e a IEEE Security & Privacy Magazine. É membro afiliado eleito da Academia Brasileira de Ciências (ABC) e da Academia Brasileira de Ciências Forenses (ABCF). Em 2016, foi eleito pela segunda vez para o IEEE Information Forensics and Security Technical Committee (IFS-TC) e, em Dezembro de 2017, foi eleito vice-chair do mesmo comitê para o ano de 2018. É um Microsoft Research e um Google Research Faculty Fellow, reconhecimentos acadêmico promovidos pela Microsoft Research e pela Google, respectivamente. Adicionalmente, em 2016 tornou-se um Tan Chin Tuan (TCT) Fellow, reconhecimento feito pela Tan Chin Tuan Foundation de Singapura. É coordenador de diversos projetos de pesquisa financiados por agências de fomento e empresas nacionais e multi-nacionais tendo diversas patentes licenciadas. Finalmente, é bolsista de produtividade do CNPQ (PQ2). Desde Abril de 2017, é Diretor Associado do Instituto de Computação da Universidade Estadual de Campinas.