Ricardo José Gabrielli Barreto Campello

Formação acadêmica/titulação

2002 - Doutorado em Engenharia Elétrica
Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, Brasil
Título: Arquiteturas e Metodologias para Modelagem e Controle de Sistemas Complexos utilizando Ferramentas Clássicas e Modernas
1997 - Mestrado em Engenharia Elétrica
Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, Brasil
Título: Uma Nova Metodologia para Identificação Adaptativa de Modelos Relacionais Nebulosos
1994 - Graduação em Engenharia Elétrica/Eletrônica
Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Brasil
Título: Controle Automático de Sistemas utilizando Lógica Nebulosa

Informações

Possui Graduação em Eng. Elétrica / Eletrônica pela Universidade Estadual Paulista (1994), Mestrado e Doutorado em Eng. Elétrica / Automação pela Universidade Estadual de Campinas (1997 e 2002), Pós-Doutorado pela Universidade de Nice - Sophia Antipolis, França (2003) e Livre-Docência em Ciências de Computação pela Universidade de São Paulo (2011). Entre 2003 e 2006 esteve com o Programa de Mestrado em Informática da Universidade Católica de Santos (hoje desativado), o qual ajudou a elaborar e reconhecer junto à Capes. Nesse período também atuou como pesquisador colaborador da Faculdade de Eng. Elétrica e de Computação da Universidade Estadual de Campinas (FEEC/Unicamp). Foi Jovem Pesquisador da Fapesp no período 2006-2011 e é Pesquisador de Produtividade em Pesquisa do CNPq desde 2005. É também editor associado do periódico internacional "Computational Intelligence" (Wiley), desde 2015. Desde 2007 atua como docente em RDIDP junto ao Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação da Universidade de São Paulo (ICMC/USP), sendo que desde 2011 como Professor Associado. Entre 2011 e 2013 esteve em período sabático, como pesquisador / professor visitante, no Departamento de Ciência de Computação da Universidade de Alberta, em Edmonton, AB, Canadá. Suas áreas de interesse atuais incluem Análise de Padrões e Descoberta de Conhecimento em Bases de Dados, Mineração de Dados, Aprendizado de Máquina e Sistemas Inteligentes.