Histórico e Objetivos

A qualidade da pesquisa em Ciências Matemáticas (CM) no Brasil é considerada de muito bom nível, como atestam a recente concessão de uma medalha Fields para um brasileiro ou a classificação do Brasil como nível IV na IMU (International Mathematical Union). No entanto, essa pesquisa tem cunho quase que exclusivamente acadêmico. Várias experiências em países desenvolvidos atestam que as Ciências Matemáticas podem contribuir de maneira decisiva para a inovação, geração de novos conhecimentos e tecnologias e agregar valor a produtos e processos (Relatório Deloitte sobre o Benefício Econômico da Pesquisa em Matemática na Inglaterra).

No CEPID-CeMEAI nos propusemos a modificar essa realidade promovendo contacto com problemas industriais por meio dos workshops com a indústria que realizamos periodicamente. É bastante comum em outros centros, por exemplo, no OCIAM em Oxford, realizar-se uma Escola de modelagem na semana anterior ao Workshop para proporcionar aos alunos de Pós-graduação, como treinamento para o evento da semana posterior. Nessa Escola são apresentados problemas reais já estudados em ocasiões anteriores para os quais se tem uma boa base de conhecimento e os alunos trabalham durante uma semana, guiados pelo tutor na solução ou estudo desses problemas. Com isso espera-se que esses alunos estejam mais bem preparados para o workshop a seguir e possam contribuir de maneira efetiva para a solução dos problemas reais a serem trabalhados. (Outros Study Groups with Industry no mundo)

I WSMPI - 1st Brazilian SGI (2015)

1º Workshop de Soluções Matemáticas para Problemas Industriais (1st Brazilian Study Group with Industry)

http://www.cemeai.icmc.usp.br/1WSMPI/

Problemas

1) Otimização de parâmetros no Modelamento de curvas de GI-XRF  [pdf]
    Otimização de Filtros para Tomografia Espectral [pdf]
    Empresa - Laboratório Nacional de Luz Síncrotron
 
2) Process modelling of short fibre structural composites [pdf]
    Empresa - Chalmers University of Technology e SAAB
 
3) Uma mão biônica, inteligente, facilmente adaptável e eficaz em termos de custos [pdf]
    Empresa - SENAI CIMATEC
 
4) Automated recognition and quantification of root characteristics [pdf]
    Empresa - The Jacob Blaustein Institutes for Desert Research, Ben Gurion University
 
5) Como colher o máximo de energia (sacarose e biomassa) na menor distância entre as áreas produtoras e a agroindústria de cana-de-açúcar [pdf]
    Empresa - ENALTA
 
6) Análise de Redes Socias na Detecção de Fraudes [pdf]
    Empresa - Serasa Experian
 

 

NOTÍCIAS RELACIONADAS 
 
 

Última modificação em Quarta, 15 Fevereiro 2017 10:58