NAP

O Núcleo de Apoio à Pesquisa - Centro de Matemática e Estatística Aplicadas à Indústria (NAP-CeMEAI) foi criado e, 10/09/2011 no âmbito do Departamento de Matemática Aplicada e Estatística do Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC), e é integrado por professores do ICMC, pesquisadores e alunos de pós-graduação. A principal contribuição do NAP-CeMEAI para com a área está na afirmação da necessidade de mudança de atitude da comunidade da área para com a cooperação com o setor produtivo. Para alcançar esse objetivo o NAP-CeMEAI promove workshops e grupos de estudos tentando aproximar pesquisadores do setor produtivo. Acreditamos que dessa aproximação, além de colaborar para o desenvolvimento tecnológico e formação de pessoal com maior chance de empregabilidade, novas linhas de pesquisa devem surgir.

O NAP-CeMEAI foi precursor do Cepid-CeMEAI. Em ambos esses projetos tem-se por objetivo promover a colaboração academia-empresa na área das ciências matemáticas. As ciências matemáticas são crucias no desenvolvimento tecnológico e na promoção da inovação, daí a importância de promover o conhecimento das empresas do potencial que as ciências matemáticas têm para o desenvolvimento de produtos e tecnologia. O NAP-CeMEAI foi pioneiro no Brasil, nesse aspecto. É o primeiro centro com objetivos claros do uso sistemático de técnicas matemáticas para a solução de problemas e em propor a construção de uma infraestrutura com esse objetivo. O NAP-CeMEAI deu suporte e motivação para a expansão dessa ideia no Cepid-CeMEAI que consequentemente envolveu outras instituições de São Paulo.

O CeMEAI oferece um programa de mestrado profissional na área de modelagem matemática, o MECAI.

 

 

CEPID

O Centro de Pesquisa, Inovação e Difusão do Centro de Ciências Matemáticas Aplicadas à Indústria (CEPID-CeMEAI), com sede no Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) da USP São Carlos, é um centro de pesquisa especialmente adaptado e estruturado para promover o uso de ciências matemáticas (em particular matemática aplicada, estatística e ciência da computação) como um recurso industrial. As atividades do Centro serão realizadas dentro de um ambiente interdisciplinar, enfatizando-se a transferência de tecnologia e a educação e difusão do conhecimento para as aplicações industriais e governamentais.

Os primeiros CEPIDs foram criados pela FAPESP em 2000, com o objetivo de estabelecer um novo paradigma para a organização da pesquisa científica. Os Centros desenvolvem pesquisas na fronteira do conhecimento e, ao mesmo tempo, realizam a transferência dos seus resultados para diferentes níveis do governo, de forma a subsidiar políticas públicas; para o setor privado, na forma de novas tecnologias; e para estudantes e professores do ensino médio, por meio de cursos de extensão, graduação e pós-graduação. Na base de suas atividades, um CEPID tem como missão central ao longo da sua existência constituir um Centro de Classe Mundial em Pesquisa na área de seu interesse.

Com foco nas atividades de pesquisa, inovação e difusão, o CEPID-CeMEAI contará com investimentos na ordem de 17 milhões de reais no decorrer dos cinco anos de duração do projeto. Após esse prazo, o CEPID pode ser renovado por mais dois períodos de três anos cada. As atividades serão desenvolvidas nas áreas de Otimização Aplicada e Pesquisa Operacional, Mecânica de Fluidos Computacional, Avaliação de Risco, Inteligência Computacional e Engenharia de Software.

Além do ICMC, o CEPID-CeMEAI conta com outras cinco instituições associadas: o Centro de Ciências Exatas e Tecnologia da Universidade Federal de São Carlos (CCET-UFSCar); o Instituto de Matemática Estatística e Computação Científica da Universidade Estadual de Campinas (IMECC-UNICAMP); Instituto de Biociências Letras e Ciências Exatas da Universidade Estadual Paulista (IBILCE-UNESP); a Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Estadual Paulista (FCT-UNESP); o Instituto de Aeronáutica e Espaço (IAE); e Instituto de Matemática e Estatística da Universidade de São Paulo (IME-USP).

Última modificação em Quinta, 17 Agosto 2017 13:54