MISSÃO

Fornecer amplos recursos e mecanismos para conectar cientistas, engenheiros, matemáticos e especialistas em computação, a fim de enfrentar os desafios científicos e tecnológicos em um ambiente colaborativo e envolvente, formando recursos humanos de alto nível, bem como desenvolvendo novas técnicas matemáticas transformadoras e explorando suas aplicações em benefício da sociedade.

 

VISÃO

Ser líder e referência em ciências matemáticas no Brasil e no mundo, aumentando seu impacto no setor produtivo e servindo de ponte entre a matemática de mais alto nível e problemas de importância científica e tecnológica. Ser visto como Centro de excelência em áreas estratégicas para o desenvolvimento tecnológico do País, expandindo e fortalecendo a base de talentos em ciências matemáticas que possuam habilidades para aplicações interdisciplinares. E assim, futuramente, transformar-se em um Instituto Especializado.

 

OBJETIVOS ESPECÍFICOS 

1.  O CEPID-CeMEAI deverá constituir-se num centro irradiador de informação em aplicações das ciências matemáticas, identificando problemas e áreas que possam beneficiar-se de novas pesquisas em ciências matemáticas e colocando-as em contato com pesquisadores de alta qualidade. O Centro deverá promover o contato de especialistas em ciências matemáticas com empresários, agentes de inovação, trabalhadores da indústria, pesquisadores e praticantes de outras áreas do conhecimento para a discussão de problemas comuns.

2. O CEPID-CeMEAI proporcionará um ambiente e terá uma programação, propícios ao desenvolvimento de pesquisas aplicadas ao setor produtivo. O Centro possibilitará a colaboração com outras áreas e a difusão do conhecimento em ciências matemáticas aplicadas.

3. O CEPID-CeMEAI deverá contribuir no sentido de construir uma comunidade multidisciplinar mais sólida e duradoura, treinando estudantes para que possam colaborar na resolução de problemas práticos e estejam preparados para propagar a filosofia do Centro a outras regiões do país.

4.  O CEPID-CeMEAI promoverá a educação multidisciplinar de matemáticos e estatísticos desde o início de suas carreiras, contribuindo para a formação de uma comunidade mais aberta ao diálogo com outras áreas do conhecimento, o que deve contribuir para a utilização da matemática e da estatística numa gama maior de aplicações.

5. O CEPID-CeMEAI deverá promover as ciências matemáticas como uma ferramenta útil no desenvolvimento científico e tecnológico do Brasil e não apenas como uma arte de interesse puramente acadêmico.

6. O CEPID-CeMEAI se tornará uma referência internacional na cooperação entre universidade e indústria/governo em aplicações das ciências matemáticas.

Última modificação em Segunda, 25 Abril 2016 17:04