DESPACHO HIDROTÉRMICO DE CURTO PRAZO: MODELAGEM MATEMÁTICA E PACOTE UNITOY

Ministrantes: Prof. Paulo da Silva e Silva (Unicamp), Claudia Sagastizábal (Unicamp), Pablo Luna (UFRJ) e Mikhail Solodov (IMPA)

Período de Oferecimento: 15, 17, 18 e 19/03/21

Horário: Segunda, quarta, quinta e sexta das 09:00 às 12:00 e das 14:00 às 17:00

Formato: Aulas ministradas à distância

Carga Horária total do curso: 24 horas

Público Alvo: Alunos de mestrado e doutorado em Matemática aplicada, Ciências da computação, Engenharias.

Para um melhor aproveitamento do curso, recomenda-se que os participantes possuam experiência de programação e conhecimentos em otimização Matemática.

Procedimentos para a inscrição

Preencher a ficha de inscrição on-line até 10/03/2021, anexando documentação necessária.

Preencha aqui a ficha de inscrição online até 10/3/2021: https://forms.gle/g6z5udGDkKhcZgiw7

Deverão ser anexados os seguintes documentos para análise:

– cópia do diploma de Graduação (ou da última titulação) ou Atestado de Matrícula

– Currículo Lattes ou Vitae

– Declaração assinada pelo orientador (ou professor responsável) e aluno:

Orientador ou professor responsável deve informar na declaração concordância com a participação do aluno no curso, informando que o mesmo tem o comprometimento de realizar o curso, caso tenha sua inscrição deferida. Não há modelo específico.

Critério de Seleção para as Vagas:

O CeMEAI receberá as inscrições até o dia 10/03/2021. A documentação será analisada e as vagas serão confirmadas até dia 12/03/2021, através de email.

As vagas serão atribuídas em ordem de inscrição, para os candidatos que atenderem os critérios de seleção.

Critério de aprovação no curso para recebimento de certificado: 75% de frequência e realização das atividades propostas.

Contexto

Em sua edição 2021, um dos assuntos abordados pelo Workshop Soluções Matemáticas para Problemas Industriais tratará sobre “Formação de preços no despacho hidrotérmico de curto prazo”, em parceria com a CCEE, o CEPEL e a RADIX. Durante a semana que precede o workshop será oferecido um minicurso de preparação para familiarizar os alunos com a problemática de se programar para o dia seguinte a operação de um sistema elétrico com as características existentes no país.

O modelo DESSEM, desenvolvido pelo CEPEL [1], é utilizado pelo ONS para determinar a programação da operação do sistema interligado nacional para o dia seguinte. A partir do despacho ótimo calculado, DESSEM determina custos marginais de operação que a CCEE usa como base para os preços horários para liquidação das diferenças na comercialização da energia no Brasil. O problema chamado de unit-commitment, ou de programação diária da operação, é modelado como um programa linear em variáveis inteiras mistas, com características não convexas relacionadas com custos de partida ou níveis positivos de geração mínima das usinas térmicas [2].

Organizado em três módulos, o minicurso abordará diferentes aspectos da formulação matemática da programação diária da operação e da determinação do despacho ótimo e dos preços horários. Os diferentes conceitos teóricos serão complementados com práticas computacionais usando o pacote UNITOY [3] escrito em Python.

1. Multiplicadores de Lagrange, preços sombra, dualidade
  2. Modelagem matemática do problema de unit-commitment
  3. Comparação de diferentes propostas de determinação de preços

[1] T.N. Santos, A.L. Diniz, C.H. Saboia, R.N. Cabral, and L.F.

Cerqueira. Hourly pricing and day-ahead dispatch setting in

Brazil: The “DESSEM”model. Electric Power Systems Research, 189:106709, dec 2020. Part of special issue: Proceedings of the 21st Power Systems Computation Conference

(PSCC 2020), edited by D. Molzahn.

[2] J. P. Luna, C. Sagastizábal, P. J. S. Silva. A Discussion on Electricity Prices, or the Two Sides of the Coin. http://www.optimization-online.org/DB_HTML/

2020/07/7904.html

[3] UNITOY A Python package for unit-commitment toy problems. https://gitlab.com/jpluna/unitoy.git