Workshop de soluções para a indústria: inscreva-se!

Venha fazer parte da 8ª edição do evento entre os dias 7 e 11 de março

workshop inscrições

Está de volta a oportunidade para quem procura conciliar a carreira acadêmica com situações práticas propostas por grandes empresas. O Workshop de Soluções Matemáticas para Problemas Industriais, organizado pelo Centro de Ciências Matemáticas Aplicadas à Indústria (CeMEAI), com apoio da Sociedade Brasileira de Geofísica (SBGf) e do Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA), está com inscrições abertas para a oitava edição do evento que ocorrerá entre os dias 7 e 11 de março.

O Workshop é voltado a profissionais do setor produtivo e de outras áreas do conhecimento, pesquisadores em matemática, estatística e computação e áreas correlatas, estudantes de pós-graduação e alunos do último ano de bacharelado em ciências matemáticas.

O evento será realizado de forma híbrida. Haverá estrutura para que os participantes interajam remotamente, mas os grupos também podem realizar encontros presenciais para atacar os problemas reais da indústria.

“O Centro de Pesquisa, Inovação e Difusão em Ciências Matemáticas Aplicadas à Indústria (CEPID-CeMEAI) tem como objetivo básico promover e fomentar a cooperação interdisciplinar entre profissionais das ciências matemáticas e o setor produtivo. Os Workshops de Soluções Matemáticas para Problemas Industriais têm se mostrado um modelo eficiente na aproximação universidade-indústria”, comentou o diretor do Centro, José Alberto Cuminato.

O formato do evento baseia-se na formação de grupos que trabalham intensivamente por uma semana em problemas específicos, trazidos pelo setor produtivo para a análise por cientistas matemáticos, estatísticos e computacionais.

“Estes grupos de trabalho foram inicialmente desenvolvidos na Universidade de Oxford na década de 60. Com o enorme sucesso dos resultados obtidos, foram sendo difundidos como uma atividade regular em diversos países, dentre os quais África do Sul, Alemanha, Austrália, Canadá, Espanha, Estados Unidos, Inglaterra, Irlanda e Portugal”, comentou Cuminato.

Pós-workshop

Muitos participantes do evento seguem carreiras nas empresas participantes. É o caso da analista Danielle de Freitas, formada em matemática pela UFPR e pela Universidade de Coimbra, doutora em Métodos Numéricos em Engenharia na área de Programação Matemática.

“Na edição que participei escolhi o problema do Centro de Pesquisas de Energia Elétrica (Cepel), pois já havia participado de um projeto de pesquisa e desenvolvimento sobre o problema da programação hidrotérmica, que tem relação com o problema levado pelo Cepel. Além disso, um outro ponto crucial na minha escolha foi que o Cepel é a empresa que concebe os modelos matemáticos oficiais vigentes no setor elétrico brasileiro, no âmbito de planejamento e programação da operação, como sou matemática este fator é extremamente fascinante”, comentou.

“Durante o decorrer do Workshop, consegui ser bastante participativa e ter um contato mais próximo com o pessoal do Cepel. Em um primeiro momento, não vislumbrava a possibilidade de ser uma colaboradora do Cepel. Porém, após o Workshop, a professora Claudia Sagastizábal fez esta primeira “ponte” entre mim e o Cepel. Após, entrevista fui escolhida e comecei a prestar serviços ao Centro. Hoje estou trabalhando com o Dessem, que é um modelo de otimização utilizado oficialmente no Brasil na programação diária da operação e formação dos preços horários de energia”, finalizou.

Faça parte de histórias de sucesso como a da Danielle, não perca tempo e faça já a sua inscrição pois as vagas são limitadas. E é justamente incentivar o networking entre os participantes e as empresas a marca registrada do evento.

O CeMEAI é estruturado para promover o uso de ciências matemáticas como um recurso industrial em três áreas básicas: Ciência de Dados, Mecânica de Fluidos Computacional e Otimização e Pesquisa Operacional.

Além do ICMC-USP, CCET-UFSCar / IMECC-UNICAMP / IBILCE-UNESP / FCT-UNESP / IAE e IME-USP compõem o CeMEAI como instituições associadas.

Assessoria de Comunicação do CeMEAI