Conheça as empresas que estarão no 8º workshop do CeMEAI

Evento para interessados em resolver problemas reais da indústria começa segunda (7)
empresas

As empresas Americanas S.A., CCEE, Eletrobras/Cepel, Imaflora e MRS Logística irão desafiar os participantes do 8º Workshop de Soluções Matemáticas para Problemas Industriais, que está com inscrições abertas e ocorrerá entre os dias 7 e 11 de março.

Organizado pelo Centro de Ciências Matemáticas Aplicadas à Indústria (CeMEAI), o evento tem apoio da Sociedade Brasileira de Geofísica (SBGf) e Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA).

O evento tem como principal objetivo incentivar o contato entre as instituições organizadoras e o setor produtivo, especialmente as áreas de energia, tecnologia e serviços. Desta forma, as empresas inscritas apresentam problemas em suas linhas de produção e os participantes, sob coordenação dos pesquisadores do CeMEAI, se empenham para apresentar ferramentas matemáticas e/ou computacionais que solucionem de forma concreta o problema da Indústria.

Nessa edição, a Americanas S.A. participará pela primeira vez e traz o problema denominado: Detecção de anomalias de preços. O desafio proposto consiste na criação de métodos que permitam a detecção de problemas relacionados à precificação inadequada (anomalias) dos itens vendidos pelos parceiros. Para isso, pode-se utilizar como referência, por exemplo, o histórico de preços anteriores de um item, a associação desse item com itens similares de outros vendedores, ou mesmo as vendas realizadas em dado período. A detecção prematura desses casos evita prejuízo para o parceiro, diminuem as taxas de cancelamento de pedidos e esforços do time de atendimento e SAC.

Parceiras do evento há várias edições, a CCEE e a Eletrobras/Cepel darão continuidade ao tema abordado em 2018, 2019 e 2021. Em 2022, o foco estará na análise de mercados competitivos de energia, e o seu impacto no sistema interligado nacional. A proposta do workshop é utilizar indicadores matemático-econômicos para comparar os desvios de despachos e encargos associados, nas abordagens de preço por custo e por oferta, avaliando também a alternativa de definir o despacho físico (com representação detalhada da rede elétrica) com base numa função objetivo que minimize o desvio (ou encargo) em relação ao despacho comercial (rede elétrica simplificada). Os estudos serão realizados utilizando uma versão acadêmica do modelo DESSEM.

O Instituto de Manejo e Certificação Florestal e Agrícola (Imaflora) retorna ao evento com novos desafios ligados ao meio ambiente. É uma associação civil sem fins lucrativos, fundada em 1995 que trabalha para promover a conservação e o uso sustentável dos recursos naturais, gerar benefícios sociais e reduzir as emissões de gases causadores do efeito estufa.

Já a MRS Logística é uma operadora logística que administra uma malha ferroviária de 1.643 km que abrange os estados de Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo. O desafio entregue aos participantes está relacionado com o laboratório de recuperação de componentes eletroeletrônicos na busca de parâmetros pré-estabelecidos para tomada de decisão de sucateamento ou retirada de circulação dos itens que a empresa recupera. O objetivo é o desenvolvimento de um sistema/plataforma com analise de todas as variáveis.

Participantes vão trabalhar em um novo ambiente virtual

Devido à pandemia, o evento será realizado de forma virtual e nessa edição, os participantes irão utilizar a ferramenta Gather Town tornando o ambiente virtual mais interessante e divertido. Saiba mais nesse link.

A ferramenta possui um espaço de videochamada que permite que várias pessoas explorem um mapa 2D com seu avatar. A ideia é trazer o evento o mais próximo dos já realizados presencialmente. Com esse ambiente, o participante poderá fazer reuniões com seu próprio grupo, mas também interagir com os demais. Vai ser possível até mesmo fazer aquela pausa para o bate-papo informal no intervalo para o cafezinho.

O Workshop é voltado para profissionais do setor produtivo e de outras áreas do conhecimento, estudantes de pós-graduação, alunos do último ano de graduação e pesquisadores com formação em matemática, estatística e computação e áreas correlatas.

Não perca tempo para garantir sua participação!

O CeMEAI é estruturado para promover o uso de ciências matemáticas como um recurso industrial em três áreas básicas: Ciência de Dados, Mecânica de Fluidos Computacional e Otimização e Pesquisa Operacional.

Além do ICMC-USP, CCET-UFSCar / IMECC-UNICAMP / IBILCE-UNESP / FCT-UNESP / IAE e IME-USP compõem o CeMEAI como instituições associadas.

Raquel Vieira – Comunicação CeMEAI