Rede IARA participa de reunião mundial da ITU em Genebra

Pesquisadora Luisa Paseto representou o Brasil no grupo técnico SG20/Q7

Iara cidades inteligentes

Enquanto sonhamos em viver em uma cidade inteligente, mais humana, segura e sustentável, há muitas mentes trabalhando engajadas para que isso aconteça. No Brasil, mais especificamente, esse grupo de pesquisadores está alinhado com a rede de Inteligência Artificial Recriando Ambientes (IARA), que reúne cerca de 20 universidades do país e do exterior, governos e iniciativa privada.

A iniciativa tem o apoio do Centro de Ciências Matemáticas Aplicadas à Indústria (CeMEAI) e é coordenada por André Carlos Ponce de Leon de Carvalho, diretor e professor do ICMC/USP, em São Carlos.

Entre os dias 18 e 28 de julho, ocorreu em Genebra, Suíça, a reunião do ITU-T/SG20, uma entidade vinculada à ONU que coordena as padronizações de telecomunicações através da divisão de estudos em SG´s (study groups).

A pesquisadora Luísa Paseto esteve presente nos trabalhos que reuniram líderes de várias nações. Ela é bolsista de pós-doutorado do ICMC e tem como supervisor o pesquisador André. É representante do Brasil no grupo técnico SG20/Q7, da União Internacional de Telecomunicações (ITU) e uma das responsáveis pelo desenvolvimento da plataforma Inteli.Gente, do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI).

“As estratégias abrangentes para implementar cidades e comunidades inteligentes e sustentáveis (SSC&C) estão surgindo em todo o mundo, integrando tecnologias de informação e comunicação (TIC) em todos os aspectos do planejamento e operação das  cidades e, no Brasil, a plataforma Inteli.Gente tem este papel fundamental contando com uma parceria de conhecimento e aplicações entre o MCTI e o Centro de Pesquisas Aplicadas – IARA”, explicou.

Ainda segundo a pesquisadora, o Brasil, como estado membro, apresentou sua contribuição para atualização do Suplemento do ITU-T Y.Sup-SSC-UCE – “Use Cases on implemented or evaluated SSC solutions based on ITU-T Y.4900 Recommendation Séries”, com o intuito de aperfeiçoar a coleta de estudos de caso de cidades inteligentes sustentáveis implementadas ao redor do mundo, em especial Sul Global.

“O SG20 é o grupo de estudos responsável pela disseminação e consentimento dos padrões internacionais relacionados à IoT e cidades inteligentes e sustentáveis e em conjunto com o grupo de pesquisadores da ANATEL (Agência Nacional de Telecomunicações), nós da rede IARA, que também representamos o MCTI (Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações), temos a responsabilidade de apresentar e qualificar a abordagem brasileira. Para esta contribuição foram atualizados os casos de uso do Brasil, já capturados pela plataforma Inteli.Gente, a ferramenta digital, aberta e disponível aos públicos acadêmicos, gestores municipais e formuladores de políticas públicas em nível federal e estadual que foi desenvolvida para diagnosticar o nível de maturidade das cidades brasileiras em transformação digital e desenvolvimento sustentável”, disse Luísa.

Contribuições na Universidade de Porto

fac porto

Com o apoio do Cepid-CeMEAI, a pesquisadora Luisa Paseto passou por um período de troca de conhecimentos sobre cidades inteligentes e monetização de dados para aplicação em projetos de soluções e serviços em transformação digital e desenvolvimento sustentável. As áreas escolhidas para este período de troca de saberes foram energia, mobilidade e cidades inteligentes no Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores, Tecnologia e Ciência – INESC TEC, parceiro do CPA IARA na cidade de Porto- Portugal.

“Essa temporada de aprimoramento incluiu uma visita ao projeto Porto Digital, também na cidade de Porto, visando colaborações com a empresa Metro do Porto e a promoção de projetos nas áreas das TIC.  O objetivo da visita e do período de estudos foi trazer para o Brasil a possibilidade de aperfeiçoar projetos que envolvam a melhoria da qualidade da educação e da formação, por meio da utilização de soluções em IA e IoT para contribuir na redução do letramento digital brasileiro e impulsionar o ecossistema de empreendedorismo das cidades brasileiras e a inovação tecnológica e social inclusiva”, finalizou a pesquisadora.

O CeMEAI é estruturado para promover o uso de ciências matemáticas como um recurso industrial em três áreas básicas: Ciência de Dados, Mecânica de Fluidos Computacional e Otimização e Pesquisa Operacional.

Além do ICMC-USP, CCET-UFSCar / IMECC-UNICAMP / IBILCE-UNESP / FCT-UNESP / IAE e IME-USP compõem o CeMEAI como instituições associadas.

Assessoria de Comunicação do CeMEAI: (16) 3373-6609/19-99199 8981