Análise Estatística de Redes e Aplicações

Prof. Luis Carvalho (Boston University, USA)

Resumo:

Redes estão sempre presentes em vários campos da ciência como representações reais ou abstratas de relações entre “atores”. Redes sociais capturam interações sociais enquanto redes de proteínas representam relações biológicas funcionais. Devido a essa recente relevância, redes tem se popularizado como uma importante ferramenta de modelagem estatística. O objetivo desse curso é introduzir os principais modelos estatísticos de redes com aplicações práticas. Tópicos incluem: introdução a teoria dos grafos, estatísticas descritivas em redes, visualização de redes, modelos Erdös-Rényi, modelos estocásticos em bloco, modelos de posição latente, modelos de produto interno aleatório, modelos exponenciais de redes aleatórias, detecção de comunidades, inferência de estrutura central e periférica, regressão em redes e “network smoothing”. Cada tópico será acompanhado de aulas práticas com exemplos implementados em R.

Requisitos: Familiaridade com modelos lineares e lineares generalizados, programação básica (de preferência em R).

Cronograma:

DiaConteúdoDuração
03/07 – Quarta·         Introdução a teoria dos grafos: definições e algoritmos

·         Estatística descritiva em redes e visualização

·         Aula prática: pacote “igraph”, medidas de centralidade, conectividade, operador laplaciano em redes, visualizações

04/07 – Quinta·         Modelos Erdös-Rényi, p1, estocásticos em bloco

·         Modelos de posição latente, de produto interno aleatório

·         Detecção de comunidades

·         Aula prática: modelos de posição latente, detecção de comunidades

05/07 – Sexta·         Modelos exponenciais de redes aleatórias (ERGMs)

·         Regressão em redes, inferência de estrutura central e periférica

·         Aula prática: ERGMs (pacote “ergm”) e regressão

06/07 – Sábado·         Network smoothing

·         Estudo de caso: modelagem bayesiana da taxa de crimes em redes urbanas.

Bibliografia:

1. Kolaczyk, E., (2009) “StatisticalAnalysisof Network Data: Methodsand
    Models”, Springer.

Biografia:

Luiz Carvalho é Professor Associado do Departamento de Matemática e Estatística da Universidade de Boston, USA. Ele é PhD. mm Matemática Aplicada pela Universidade de Boston, Mestre em Ciências da Computação pela Universidade do Ceará, Mestre em Engenharia de Transporte pela Universidade do Rio de Janeiro e Graduado em Engenharia Civil pela Universidade do Ceará. Prof. Carvalho tem pesquisas nas áreas de inferência Bayesiana, estatística computacional, biologia computacional e redes e sensoriamento remoto. Tem publicações em vários periódicos estatísticos internacionais.

Mais informações: http://www.bu.edu/math/people/faculty/probability-and-statistics/carvalho/

Período e local de realização do curso: 03 de julho a 06 de julho de 2019.

Horário: das 08:00 às 12:00

Local: ICMC/USP (salas do bloco 3).

Critério de Aprovação: 85% de frequência e realização das atividades propostas.

Público-Alvo: Pós graduação na área de Estatística, Matemática Aplicada, Economia, Engenharias e áreas correlatas.

Nº de vagas: 20

Período de Inscrição: 15/04/2019 a 30/05/2019.

INSCRIÇÕES ENCERRADAS

Critérios de Seleção:

Realizar a inscrição anexando os seguintes documentos para análise:

– Currículo Vitae ou Currículo Lattes.

– Declaração assinada pelo orientador e aluno: Orientador deve informar na declaração concordância com a participação do aluno, informando que o aluno tem o comprometimento de realizar o curso, caso tenha sua inscrição deferida.

Inscrições sem a documentação solicitada serão indeferidas.

Observação: Workshop de Soluções Matemáticas

A inscrição dos participantes no Workshop de Soluções Matemáticas a ser realizado no período de 08 à 12 de julho de 2019 não é obrigatória, mas recomendável. No Workshop serão colocadas em prática as técnicas apresentadas no curso.

Para inscrição no Workshop de Soluções Matemáticas, acesse: www.cemeai.icmc.usp.br/5WSMPI

Possibilidade de apoio (manifestar interesse até 30/05/2019):

Alunos de fora de São Carlos que participem da Escola Matemática e que também participem do Workshop de Soluções Matemáticas que será realizado na semana seguinte (08 à 12 de julho), poderão ter auxílio para participação no evento. Para manifestar interesse por favor envie mensagem para o email contatocemeai@icmc.usp.br

observação: Para pleitear auxílio é necessário estar inscrito em ambos os eventos.