Super aceleração de algoritmos usando GPUs de última geração

Ministrante: Dr. Mário Gazziro, Universidade Federal do ABC

Resumo

Curso prático de elaboração de algoritmos acelerados para GPUs com arquitetura Pascal – será utilizada Titan XP com 3500 núcleos, porém a maioria das técnicas abordadas se aplicam a todas as classes de GPU da fabricante NVIDIA. Após introdução sobre análise do paralelismo de algoritmos, serão apresentados estudos de caso aplicados em ressonância magnética, genética, além do processamento de grafos em escalas de bilhões. Em alguns dos casos apresentados a aceleração ultrapassa 30 vezes, e as técnicas apresentadas, como definição e ajuste fino da grade (GRID) de recursos, escolha dos tipos adequados de memória e técnicas para o escalonador de processos (WARP), podem ser facilmente adaptadas a outros problemas, logo os alunos inscritos são encorajados a trazer seus próprios problemas de pesquisa para paralelização em nossa oficina. CV resumido: Mário Gazziro possui graduação e doutorado pela USP, com especialização na Toshiba Semiconductor, Kawasaki, Japão. Atualmente é Professor da Universidade Federal do ABC.